O Porto de Paranaguá anunciou aumento do calado dos navios porta-contêineres, passando de 12,8 metros para 13,3 metros nas docas 216 e 218. “Com esse aumento, queremos incentivar a chegada de mega navios, como os de 366 metros de comprimento, que poderão sair de Paranaguá ainda mais carregados”, disse o diretor da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Estima-se que com 50 centímetros a mais de calado, aproximadamente 400 TEUs adicionais de contêineres cheios podem ser transportados por navio. A medida representa uma vantagem competitiva para os operadores, que poderão movimentar mais cargas sem aumentar os custos.
As obras de remoção de rochas, concluídas no ano passado, e os contínuos investimentos em dragagem feitos pela empresa contribuem para os sucessivos avanços no aumento da profundidade.
Em outubro, foi realizado o leilão para a concessão do canal de acesso aos portos do Paraná. Entre as melhorias previstas está a ampliação do calado para 15,5 metros nos primeiros cinco anos de concessão e a manutenção desse parâmetro até o final do contrato.
A licença prevê ainda um desconto de 12,63% na taxa da Inframar, paga pelas embarcações para aceder aos portos. A operadora só começará a receber a tarifa integral – e poderá solicitar ajustes graduais – após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no caderno de encargos e no contrato de concessão.
O consórcio também se comprometerá a realizar estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, remoção de rochas, sinalização e demais ações de manutenção e modernização do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão, a ser executado nos primeiros cinco anos do contrato, que terá validade de 25 anos.
A última atualização da Regra de Trânsito ocorreu em setembro passado, quando a Portos do Paraná anunciou o aumento do calado para navios granéis sólidos, como soja em grão, farinha, milho e açúcar.
A Portaria nº 188/2025 entrou em vigor no dia 17 de setembro, abrangendo as docas 201, 202, 204, 209, 211, 212 e 213 do Porto de Paranaguá. A medida foi possível após a remoção da ponta da Piedra de la Basngana e a revisão da sinalização do Canal de Acesso, com base em simulações de manobras que garantiam a segurança dos barcos ao sair do cais, sem restrições de maré ou corrente.
(Portal Portuário)
