Na primeira semana de dezembro, o presidente do SINDICOMIS NACIONAL e da ACTC, Luiz Ramos, realizou uma visita institucional ao Polo Empresarial do Porto do Pecém, no Ceará, acompanhado do assessor jurídico, técnico e tributário das entidades, Oswaldo Castro Neto, e do empresário, business development director da QPartnerHR e parceiro das entidades, Mauris Gabriel.

A comitiva foi recebida por José Neto, diretor do Polo Empresarial do Pecém, percorreu as principais estruturas do complexo e obteve acesso às informações estratégicas sobre o ambicioso projeto de expansão e internacionalização que tem transformado este num dos principais hubs logísticos do Hemisfério Sul.
Um complexo portuário dirigido pelo Porto de Roterdã
Um dos pontos de destaque é que o Porto de Pecém é administrado em parceria com o Porto de Roterdã, o maior da Europa e referência mundial em eficiência, tecnologia e integração multimodal. Essa governança internacional projeta Pecém como porta de entrada e saída para mercados da Europa, África, América do Norte, Caribe e América Central.
Além disso, o complexo opera com todos os modais utilizados no comércio exterior, garantindo integração logística competitiva para empresas brasileiras que buscam expansão e redução de custos.
Oportunidades para as empresas

Ao longo da visita, foram apresentados incentivos tributários e benefícios estruturais comparáveis aos oferecidos pelas Zonas de Processamento de Exportação, pela Zona Franca de Manaus e por outras áreas incentivadas e de alta atratividade para investimentos.
O Polo Empresarial do Pecém se consolida como alternativa para empresas que desejam instalar centros logísticos, plantas industriais, operações de montagem, centros de consolidação e distribuição ou bases avançadas de serviços de comércio exterior.
Investimento da associada Nuno//Fracht
A comitiva também visitou a estrutura implantada pela associada Nuno//Fracht, que realizou um investimento de envergadura no Polo, ampliando substancialmente sua capacidade de atuação no comércio internacional.
A iniciativa reforça a mensagem central trazida pela direção do SINDICOMIS e da ACTC: há espaço concreto para crescimento, fortalecimento das operações e ganho de competitividade, mesmo com baixo investimento inicial,

desde que em um ambiente logístico inteligente e bem estruturado. “O Polo do Pecém oferece exatamente isso”, reforça Ramos.
Apoio efetivo ao desenvolvimento dos associados
A visita cristaliza o início de um ciclo de aproximação institucional do SINDICOMIS NACIONAL e da ACTC com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, visando apoiar associados e filiados em processos de expansão territorial; facilitar conexões comerciais e institucionais no Ceará; atrair investimentos para operações logísticas de todos os portes; fortalecer a competitividade das empresas brasileiras no cenário global; produzir estudos, pareceres e orientações técnicas para quem desejar ingressar no Polo.
A Assessoria de Comunicação do SINDICOMIS NACIONAL/ACTC noticiará novos desdobramentos institucionais e técnicos para orientar as empresas interessadas em ingressar nessa nova frente de oportunidades.
