Nos próximos dias 29 e 30 de agosto, a Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (ABEAD) realizará seu congresso internacional, que tem como tema “Aduana: parcerias e estratégias para um mercado internacional mais seguro, transparente e sustentável”. O evento contará com 40 renomados especialistas para abordar os mais diversos, atuais e relevantes temas aduaneiros e do comércio internacional. Dentre eles, estão Luiz Ramos e Oswaldo Castro Neto, respectivamente, presidente e assessor técnico-jurídico do SINDICOMIS Nacional e da ACTC.
O evento será na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da legislação, das práticas e do conhecimento aduaneiro no Brasil, reunindo um público formado por gestores e dirigentes do meio público e privado, estudantes e docentes da área de comércio internacional e profissionais que lidam no seu cotidiano com as normas aduaneiras.
No ano passado, a ABEAD foi reconhecida pela Organização Mundial das Aduanas (OMA) por promover ações voltadas para o compartilhamento de conhecimento. Neste ano, serão debatidos temas ligados ao gerenciamento de risco e inteligência artificial, e-commerce, OEA e suas atualizações, Código Aduaneiro, entre outros.
Luiz Ramos palestrará sobre a introdução do FBL da FIATA no Brasil e sobre a evolução do transporte multimodal em território brasileiro e suas implicações na logística internacional. Segundo ele, o primeiro tema mostrará aos participantes os impactos positivos que a introdução do Conhecimento de Transporte FIATA (FBL) pode proporcionar no Brasil, uma vez que este documento simplifica e padroniza as operações logísticas e aduaneiras no comércio internacional.
Já o segundo assunto mostrará a transformação do transporte multimodal ao longo dos anos e suas recentes mudanças, assim como suas implicações na logística internacional, enfatizando como essas evoluções estão moldando o futuro do setor.
“Este congresso é uma excelente oportunidade para apresentar e discutir os avanços e desafios da logística no Brasil, especialmente no que tange à introdução do FBL FIATA e à evolução do transporte multimodal”, resume Ramos. “São temas fundamentais para o desenvolvimento e competitividade do comércio internacional do Brasil, e a nossa participação reforça o compromisso do SINDICOMIS Nacional com a inovação e eficiência no setor.”