Principais notícias do dia [05/11]

EUA exportam 38 mil t de soja ao Brasil, aponta agência marítima

Uma exportação de 38 mil toneladas de soja dos Estados Unidos para o Brasil foi registrada na programação de navios de uma agência marítima, indicando embarque atípico do produto para o país sul-americano que lida com uma escassez após fortes vendas externas. Conforme apontou a agência Southport na segunda-feira (02), o carregamento estava sendo realizado em terminal de exportação de grãos perto de Baton Rouge, na Louisiana.

https://opresenterural.com.br/eua-exportam-38-mil-t-de-soja-ao-brasil-aponta-agencia-maritima/

Comércio exterior é caminho para indústria alavancar o crescimento

A pós meses imersa em crise provocada pela pandemia de Covid-19, a indústria brasileira traça estratégias de recuperação e aposta em reforçar a internacionalização das empresas.

https://www.poder360.com.br/conteudo-patrocinado/comercio-exterior-e-caminho-para-industria-alavancar-o-crescimento/

Exportação de soja do Brasil em novembro terá menor volume do ano, diz Anec

As exportações de soja do Brasil devem somar 688,1 mil toneladas neste mês, o menor volume mensal do ano, com os estoques baixos após grandes vendas em meses anteriores, apontou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/exporta%C3%A7%C3%A3o-de-soja-do-brasil-em-novembro-ter%C3%A1-menor-volume-do-ano-diz-anec/ar-BB1aHjkn?

Margem de Valor Agregado do ICMS/ST

A Margem de Valor Agregado (MVA), prevista na Lei Complementar nº 87/1996 (Lei Kandir), é empregada em operações interestaduais sujeitas à substituição tributária no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS/ST), consistindo em percentuais aplicados em negócios mercantis envolvendo a saída de produtos de estabelecimentos indústrias ou importadores, relativamente às operações ou prestações subsequentes.

https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2020/11/04/margem-de-valor-agregado-do-icms-st.ghtml

Agricultura perde fôlego, exporta menos e importa mais

As exportações agropecuárias perdem fôlego neste início do quarto trimestre do ano. As vendas externas médias de outubro —consideradas as receitas obtidas por dia útil— ficaram 21% inferiores às de igual mês de 2019.

Já as importações, devido à aceleração nas compras externas de produtos básicos neste segundo semestre, aumentaram 3% no período.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/agricultura-perde-folego-exporta-menos-e-importa-mais

Câmara dos Deputados derruba veto à desoneração da folha para 17 setores até 2021

A Câmara dos Deputados derrubou pontos do Veto 26/20 que impediam a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia. Esse benefício a empresas que, juntas, têm mais de 6 milhões de trabalhadores agora continuará até 2021.

https://www.camara.leg.br/noticias/704734-camara-dos-deputados-derruba-veto-a-desoneracao-da-folha-para-17-setores-ate-2021/

BOLETIM FINANCEIRO PARA INVESTIDORES

Bolsas e moedas emergentes estendem alta enquanto mercado vê Joe Biden prestes a declarar vitória nos EUA. O triunfo em apenas um estado importante bastaria para o ex-vice de Obama tomar a Casa Branca de Trump. Mercado passa a ver como positiva uma presidência democrata com Senado republicano, que reduziria a chance de reversão dos baixos impostos ou regulamentação suave da tecnologia que sustentaram a bolsa por anos. Ao mesmo tempo, pacote menor de estímulos poderia ser compensado pelo Fed. Fomc anuncia decisão hoje, seguida por fala de Powell, mas não se espera mudança com eleição ainda em curso. EUA divulgam seguro-desemprego na véspera do payroll. No Brasil, Campos Neto fala em dois eventos e Tesouro tem mais um teste com rolagem de prefixados e LFTs. Congresso derruba veto à prorrogação da desoneração da folha em revés após Senado aprovar BC autônomo.

Apex-Brasil realiza duas oficinas de competitividade em novembro

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai abrir inscrições para duas Oficinas de Competitividade, que fazem parte dos programas de qualificação da Agência. A oficina Negociação no Comércio Internacional, está com inscrições abertas até 08 de novembro e acontece nos dias 17 e 18 de novembro. Já a oficina Plano de Negócios Internacionais está com inscrições abertas até 16 de novembro e acontecerá nos dias 24 e 25 novembro. A participação em cada oficina custa R$ 50,00.

https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/apex-brasil-realiza-duas-oficinas-de-competitividade-em-novembro/

Mais um webinar preparatório para o HackaTRAN é realizado

Ministério da Infraestrutura, Departamento Nacional de Trânsito e Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal, promovem, no dia 5 de novembro, o último webinar preparatório para o HackaTRAN, maratona de programação voltada para o trânsito. Com o tema “Inovações para o trânsito”, o webinar será realizado de forma online e é uma prévia aos interessados que querem participar do hackathon marcado para acontecer nos dias 18 a 25 de novembro. O evento busca contextualizar a maratona de desenvolvimento e ajudar os participantes a entenderem qual inovação que se pretende.

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/mais-webinar-hackatran-realizado

Davi Alcolumbre aplaude derrubada do veto sobre desoneração da folha de pagamento

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, aplaudiu, nesta quarta-feira (4), a derrubada do Veto 26/2020, que impedia a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. Segundo ele, a derrubada foi uma conquista importante, obtida a partir do entendimento entre o governo e os líderes partidários da Câmara e do Senado sobre a importância da desoneração para a economia.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/04/davi-alcolumbre-aplaude-derrubada-do-veto-sobre-desoneracao-da-folha-de-pagamento?&&

Frente parlamentar debate impactos sociais e econômicos da reforma administrativa

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público promoverá live hoje, às 18h30, para discutir os impactos sociais e econômicos da reforma administrativa proposta pelo governo federal (PEC 32/20).

https://www.camara.leg.br/noticias/704851-frente-parlamentar-debate-impactos-sociais-e-economicos-da-reforma-administrativa/

Ouvidoria do Ministério da Infraestrutura anuncia nova Central de Atendimento Telefônico

Foi inaugurada, na última terça-feira (3), a nova Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria do Ministério da Infraestrutura. O serviço de “Call Center” é um dos canais de atendimento apropriados para acolher as sugestões, solicitações, denúncias ou quaisquer manifestações da sociedade relacionadas à Pasta. O novo serviço faz parte do projeto “Atendimento Inteligente”, que consiste na unificação e transformação digital dos canais de atendimento do Ministério.

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/ouvidoria-anuncia-nova-central-de-atendimento-telefonico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!