Principais notícias do dia [13/10]

BOLETIM FINANCEIRO PARA INVESTIDORES

Juros futuros podem estender alívio de sexta-feira após BC e Tesouro anunciarem mudanças no leilão de operação compromissada e na venda de LFT’s mais curtas. O mercado vinha mostrando resistência a papeis mais longos diante dos riscos fiscais elevados. Bolsas e moedas emergentes têm desempenho levemente negativo esta manhã com revés em vacina e à espera de balanços. Na volta do feriado, porém, Ibovespa deve ter ajuste positivo aos ganhos fortes dos índices americanos ontem. Expectativa com novo iPhone 5G da Apple e o Amazon Prime Day levou a novo recorde do Nasdaq nesta segunda-feira. Noticiário político destaca foco de Maia na PEC Emergencial e da equipe de Guedes nas privatizações em meio a dificuldades no Congresso. Agenda local traz leilão de NTN-B e Focus. EUA terão CPI e balanços do JPMorgan e Citi, após balança na China confirmar sinais de retomada. Internacional: Bolsas e moedas levemente negativas com revés em vacina.

Dólar abrindo hoje 13/10 com variação de +0,17%.

Importações e exportações da China têm forte alta com reabertura da economia global

As importações da China cresceram em seu ritmo mais rápido este ano em setembro, enquanto as exportações aumentaram fortemente à medida que mais parceiros comerciais suspenderam restrições relacionadas ao coronavírus em um impulso adicional à segunda maior economia do mundo.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/10/13/importacoes-e-exportacoes-da-china-tem-forte-alta-com-reabertura-da-economia-global.ghtml

Exportação de café verde do Brasil cresce 11,5% em setembro, diz Cecafé.

As exportações de café verde pelo Brasil em setembro cresceram 11,5% na comparação com mesmo mês do ano passado, para 3,51 milhões de sacas de 60 kg, mostraram dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nesta terça-feira.

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/10/13/exportacao-de-cafe-verde-do-brasil-cresce-115-em-setembro-diz-cecafe.htm

A guerra dos portos e o recolhimento antecipado de ICMS na importação

A alíquota interestadual de 4% na venda de importados criou mais uma hipótese de formação de crédito dos contribuintes para com a Fazenda. Através de Regime Especial obtido administrativamente os contribuintes conseguem reduzir este ICMS importação.

https://www.contabeis.com.br/artigos/6313/a-guerra-dos-portos-e-o-recolhimento-antecipado-de-icms-na-importacao/

EUA vão elevar tarifa na importação de alumínio de 18 países, entre eles o Brasil

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, anunciou na sexta-feira, 9, a imposição de novas tarifas na importação de folhas de alumínio de 18 países, entre eles Brasil e Alemanha.

https://www.infomoney.com.br/economia/eua-vao-elevar-tarifa-na-importacao-de-aluminio-de-18-paises-entre-eles-o-brasil/

Segundo Bolsonaro, preço do arroz deve cair com importação feita pelo governo

O preço do arroz deve apresentar queda em breve, pelo menos, foi o que afirmou o presidente Jair Bolsonaro neste sábado (10). Segundo ele, a princípio, o Brasil importou milhares de toneladas do produto. Em um segundo momento, disse Bolsonaro, o arroz terá uma queda nos preços na esteira da entrada do que ele chama de “supersafra” do grão.

https://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2020-10-10/segundo-bolsonaro-preco-do-arroz-deve-cair-com-importacao-feita-pelo-governo.html

Importação de petróleo pela China cresce em setembro após alívio de congestionamento em portos

PEQUIM (Reuters) – As importações de petróleo bruto pela China aumentaram 2,1% em setembro em relação ao mês anterior, já que algumas cargas atrasadas finalmente foram liberadas da alfândega após a diminuição de congestionamentos em portos, enquanto a capacidade de armazenamento em terra foi expandida.

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/10/13/importacao-de-petroleo-pela-china-cresce-em-setembro-apos-alivio-de-congestionamento-em-portos.htm

China amplia importação de minério de ferro com compras de Austrália e Brasil

As importações de minério de ferro pela China aumentaram em setembro graças a uma combinação de aumento na oferta das principais mineradoras e redução do congestionamento dos portos, e os próximos meses apontam para uma sólida oferta dos principais fornecedores do país, Brasil e Austrália.

https://www.moneytimes.com.br/china-amplia-importacao-de-minerio-de-ferro-com-compras-de-australia-e-brasil/

Embarque Seguro utiliza reconhecimento facial e oferece novas experiências aos viajantes

Tornar mais eficiente o processo de embarque e mais seguras as viagens aéreas é o objetivo da solução Embarque Seguro, que começou a ser testada no dia 8 de outubro no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O projeto foi desenvolvido pelo Serpro, empresa de TI do governo federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura e conta com o uso de reconhecimento facial e validação biométrica do passageiro junto às bases oficiais de governo.

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/serpro-embarque-seguro-reconhecimento-facial

Rodadas digitais com compradores da América Latina devem gerar US$ 1,2 milhão

As rodadas de negócios digitais realizadas por 20 marcas calçadistas brasileiras com compradores da América Latina entre 24 de agosto e 25 de setembro devem gerar US$ 1,2 milhão entre negócios fechados e alinhavados durante a iniciativa. A participação foi apoiada pelo Brazilian Footwear programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/rodadas-digitais-com-compradores-da-america-latina-devem-gerar-us-12-milhao/

Fórum realizado pela Federação indiana discute inovação e internacionalização de negócios no mundo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) divulga o LEADS 2020: Reimagine the World, conferência internacional organizada pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústrias da Índia (Federation of Inidian Chambers of Commerce and Industry – FICCI). O evento será realizado em modo online entre 12 e 15 de outubro.

https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/forum-realizado-pela-federacao-de-camaras-de-comercio-e-industria-da-india-discute-inovacao-e-internacionalizacao-no-mundo/

Definidas regras para elaborar nova Agenda Regulatória

Foi aprovado o documento que vai orientar a elaboração da nova Agenda Regulatória da Anvisa. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada da Agência, em reunião do dia 7/10. O documento estabelece as regras para construção, monitoramento e atualização daAgenda 2021-2023e apresenta um cronograma com as atividades previstas.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/definidas-regras-para-elaborar-nova-agenda-regulatoria

Empresas estrangeiras começam a se habilitar para participar de licitações no Brasil

Uma empresa alemã e outra uruguaia realizaram, nesta sexta-feira (9/10), os primeiros cadastros no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) do governo federal a partir de seus países de origem. Isso significa que, desde a entrada em vigor da Instrução Normativa n° 10 na semana passada, empresas estrangeiras interessadas em participar dos processos de licitação pública, dispensa e inexigibilidade no Brasil já podem se cadastrar de forma simples, ágil e digital para fornecer produtos e serviços ao governo federal. A partir de agora, só será exigida a representação legal no país quando o contrato for assinado.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/empresas-estrangeiras-comecam-a-se-habilitar-para-participar-de-licitacoes-no-brasil

Reagendamento de perícias já está disponível na plataforma Meu INSS

Omódulo para reagendamento de perícias médicas na plataforma Meu INSS – desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), foi disponibilizado à população no último fim de semana. Para utilizar o serviço é necessário atualizar o aplicativo para a nova versão disponível nas plataformas mobile.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/reagendamento-de-pericias-ja-esta-disponivel-na-plataforma-meu-inss

Secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, visita primeira usina solar aeroportuária instalada no País

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, finalizou nessa sexta-feira (9) sua agenda de visitas técnicas em Salvador (BA) vistoriando o Aeroporto Internacional de Salvador, que recebeu várias melhorias em sustentabilidade, e o Porto de Aratu-Candeias, que irá a leilão até o final deste ano.

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/secretario-executivo-do-minfra-marcelo-sampaio-visita-primeira-usina-solar-aeroportuaria-instalada-no-pais

Secretário Marcello Costa percorre trechos da Ferrovia Norte-Sul em Goiás, Minas Gerais e São Paulo

Principal eixo estruturante do modal ferroviário, a Ferrovia Norte-Sul, espinha dorsal de transporte no Brasil, encontra-se em fase de finalização. Durante visita técnica de quatro dias, o secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello Costa, e o diretor de Negócios da Valec, Jefferson Cheriegate, acompanharam de perto a execução das obras ao longo dos 684 km do trecho sul da ferrovia, que vai de Ouro Verde, em Goiás, onde está localizada a maior parte das obras, até Estrela d’Oeste, em São Paulo.

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/secretario-marcello-costa-percorre-trechos-da-ferrovia-norte-sul-em-goias-minas-gerais-e-sao-paulo

Programa OEA agora está no Gov.Br

Migração de todas as páginas do Programa OEA ocorreu em 1º de outubro. Site antigo será retirado do ar.

Seção de Remessas Expressas da Receita Federal em Viracopos apreende cocaína em remessas de importação

A Seção de Remessas Expressas da Alfândega da Receita Federal em Viracopos apreendeu 4,081 kg de cocaína em três remessas de importação provenientes de Hong Kong. A droga estava escondida em pacotes de ração animal e tinha como destino as cidades de São Paulo, Peruíbe e Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-da-receita-federal/noticias/2020/outubro/8a-regiao-fiscal/secao-de-remessas-expressas-da-receita-federal-em-viracopos-apreende-cocaina-em-remessas-de-importacao

ANAC celebra Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional com o Ministério da Economia e Presidência da República

Nesta sexta-feira, 9 de outubro, em cerimônia digital, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou seu Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional. A iniciativa faz parte do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado, TransformaGov (veja mais informações abaixo), e, para a elaboração do documento, a ANAC contou com o apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

https://www.anac.gov.br/noticias/2020/anac-celebra-plano-de-gestao-estrategica-e-transformacao-institucional-com-o-ministerio-da-economia-e-presidencia-da-republica

ANTT realizou reunião participativa sobre Agenda Regulatória

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, realizou, nesta quinta-feira (8/10), Reunião Participativa nº 2/2020, para elaboração da Agência Regulatória 2021-2022. A sessão, por videoconferência, foi transmitida no Canal ANTT no Youtube e já conta com mais de 700 visualizações.

https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-realizou-reuniao-participativa-sobre-agenda-regulatoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!