Pacote comercial abre caminho para acordo mais amplo, diz governo
Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores emitiram nota conjunta, nesta segunda-feira (19), para destacar a assinatura do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica bilateral entre Brasil e Estados Unidos. A medida prevê iniciativas regulatórias para promover os fluxos de comércio e investimentos entre os dois países. Para o governo brasileiro, o pacote comercial assinado mais cedo pelo presidente Jair Bolsonaro será a base para a construção de um futuro acordo de livre comércio mais amplo.
https://www.istoedinheiro.com.br/pacote-comercial-abre-caminho-para-acordo-mais-amplo-diz-governo/
BOLETIM FINANCEIRO PARA INVESTIDORES
Futuro do S&P sobe com esperança de acordo sobre estímulos após um porta-voz de Nancy Pelosi dizer que as diferenças estão diminuindo nas negociações, que têm prazo final nesta terça-feira. Ela e o secretário Steven Mnuchin voltam a conversar hoje, após dúvidas sobre chances de o Congresso aprovar o plano antes das eleições derrubarem as bolsas globais na tarde desta segunda. No Brasil, declarações de Guedes e Maia em favor das reformas e teto de gastos sustentaram os ativos na 1ª sessão da semana e, nesta terça, grandes empresas ligadas a produtos básicos dominam a cena. Produção da Vale vem acima das estimativas, o que pode ser golpe para preço do minério, e mercado espera relatório da Petrobras após fechamento. CSN pede registro de IPO da sua unidade de mineração e Grupo Big Brasil também entra com pedido de oferta inicial. Com noticiário político fraco, Brasil assina acordo sobre regras comerciais com EUA. Agenda limitada traz segunda prévia do IGP-M, que deve seguir elevada, e leilão de NTN-B.
Dólar abrindo hoje 20/10 com variação de -0,10%.
EUA e Brasil têm meta de dobrar comércio bilateral em cinco anos, diz embaixador
Estados Unidos e Brasil pretendem dobrar o comércio bilateral, atualmente em cerca de 100 bilhões de dólares, nos próximos cinco anos, disse o embaixador norte-americano em Brasília, Todd Chapman, nesta terça-feira.
Mirando os EUA, China aprova novas restrições à exportação de tecnologia
Uma nova decisão da China tensiona ainda mais o conflito em curso com os Estados Unidos. No último sábado (17), o país asiático aprovou uma lei que restringe exportações que ponham em risco a segurança nacional, medida que pode afetar o já incerto destino do TikTok em solo americano.
Importação de soja pelo Brasil deve avançar com cautela apesar de taxa zero
As importações brasileiras de soja tendem a avançar a passos curtos, mesmo após a isenção tarifária para produtos de fora do Mercosul recém-aplicada pelo governo para conter a alta de preços no setor de alimentos, conforme analistas ouvidos pela Reuters.
Câmara pode votar hoje MP que facilita empréstimos a empresas na pandemia
A Câmara dos Deputados pode votar hoje a Medida Provisória 992/20, que cria um incentivo contábil para estimular bancos a emprestarem dinheiro de capital de giro a micro, pequenas e médias empresas em razão da pandemia de Covid-19.
Comissão aprova indicações para primeira diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou, nesta segunda-feira (19), cinco indicados para o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O órgão foi criado recentemente, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709, de 2018), e terá agora a sua primeira diretoria. Alguns dos objetivos da nova agência será regulamentar a LGPD e trazer mais privacidade às informações de usuários em ambientes virtuais. As indicações seguem agora para análise do Plenário do Senado.
CI aprova indicado para diretor-geral da Antaq; nome vai a votação em Plenário
A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou, na tarde desta segunda-feira (19), a indicação de Eduardo Nery Machado Filho para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O indicado recebeu 14 votos favoráveis e um contrário e agora será avaliado pelos demais senadores em Plenário.
CI aprova indicações para Anac, que agora serão analisadas em Plenário
A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) aprovou nesta segunda-feira (19) indicações para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), incluindo nomeações para os cargos de diretor-presidente e ouvidor. As indicações seguem agora para análise do Plenário do Senado.
Seguem para o Plenário quatro indicações para a diretoria da Anvisa
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou quatro indicações para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O nomeado para a presidência disse que o maior desafio do órgão regulador nos próximos meses será analisar a segurança e a eficácia das vacinas contra o coronavírus. A reportagem é de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.
CAS aprova indicações para presidência e diretoria da Anvisa
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na segunda-feira (19) o nome de Antônio Barra Torres para diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros três diretores também foram aprovados: Alex Campos, Meiruze Freitas e Cristiane Rose Gomes. As indicações seguem para análise do Plenário do Senado.
Adenovírus, placebo, in vitro? Dicionário da pandemia
A pandemia do novo coronavírus trouxe, sem dúvida, inúmeros desafios. Entre eles, a necessidade de compreender termos que antes eram comuns apenas aos profissionais de saúde. Para que a sociedade possa acompanhar, com clareza, as etapas de desenvolvimento das vacinas e tudo relacionado ao tema, a equipe de Comunicação Social da Agência, com a apoio das áreas técnicas, elaborou este glossário.
Informe sobre reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa
Informamos que a 20ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa, agendada para esta terça-feira (20/10), foi adiada em decorrência das sabatinas para os cargos de diretor-presidente e de outros três diretores da Agência, que estão sendo realizadas nesta segunda-feira (19/10) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. A medida é necessária em decorrência do cenário desfavorável ao pleno processo de tomada de decisão da Diretoria Colegiada. A nova data de realização da reunião será previamente comunicada.
VIII Oficina de PSA é realizada em setembro de 2020 e tem avaliação positiva dos alunos
Entre os dias 31 de agosto e 25 de setembro de 2020, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu a VII Oficina de PSA. Realizada totalmente na modalidade de ensino a distância, a oficina contou com mais de 45 vídeos e de 200 páginas em material elaborado com o objetivo de explicar e orientar operadores de aeródromos para a produção de seus Programas de Segurança Aeroportuária (PSA).
Brasil apresenta para a Turquia oportunidades de investimento em seminário da Apex-Brasil
No dia 6 de outubro a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou o Invest in Brasil Infrastructure – Edição Turquia, um seminário internacional para a apresentação de oportunidades de investimento no setor da infraestrutura do Brasil para investidores da Turquia. O evento contou com a participação de 68 representantes do setor privado, incluindo 10 CEOs. Ao todo o evento teve 90 participantes inscritos.
Apex-Brasil lança novo estudo sobre perfil exportador do estado de Alagoas
A Apex-Brasil lançou em outubro o estudo “ALAGOAS – Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos 2020”. O estudo conduzido pela Gerência de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil em parceria com o Núcleo de Excelência – Competitividade e Economia Internacional (UNISINOS) destaca as potencialidades e os principais desafios do estado para a exportação.
Comissão de Serviços de Infraestrutura aprova nome de indicado para Diretoria-Geral da ANTAQ
A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta segunda-feira (19), a indicação de Eduardo Nery Machado Filho para exercer o cargo de diretor-geral da ANTAQ. A aprovação de Eduardo Nery obteve 14 votos favoráveis e um contra.
Francisval Mendes participa do Sudeste Export em São Paulo
O diretor-geral substituto da ANTAQ, Francisval Mendes, participou, nesta segunda-feira (19), do Sudeste Export 2020 – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária. Em seu pronunciamento, Mendes destacou que a Agência vem trabalhando nos últimos anos para incrementar a logística nacional e dotar o setor portuário com uma infraestrutura ampla e moderna, que é necessária para atender à crescente movimentação de cargas realizada pelos portos públicos e pelos terminais privados do país.
Mapa publica extensão de uso de mais 17 defensivos agrícolas para pequenas culturas
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprovou a extensão de uso de mais 17 defensivos agrícolas para as culturas de suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), também conhecidas como minor crops (pequenas culturas). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), no Ato n° 58 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Brasil conquista 16ª posição em ranking de governo digital da OCDE
A transformação digital dos serviços públicos que vem sendo empreendida pelo governo brasileiro foi reconhecida mais uma vez. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) – grupo formado por algumas das nações mais desenvolvidas do mundo – classificou o país na 16º posição em seu Índice de Governo Digital. De acordo com o ranking – resultado de levantamento feito entre 33 países do Bloco e alguns convidados – o Brasil ficou acima da média dos países da OCDE e superou nações como Alemanha, Estônia, Países Baixos, Áustria e Irlanda.
Governo avança para a última regulamentação pendente da Lei de Liberdade Econômica
A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae), ligada à Secretaria Especial de Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) abriu, nesta segunda-feira (19/10), consulta pública sobre o decreto que regulamentará medidas de desburocratização, simplificação e combate à corrupção na administração pública brasileira. A Secretaria espera colher contribuições do setor produtivo e de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional até 19 de novembro de 2020, por meio do e-mail institucional seae@economia.gov.br.
Balança comercial registra corrente de comércio de US$ 6,266 bilhões na terceira semana de outubro
Abalança comercial brasileira registrou superávit de US$ 0,682 bilhão e corrente de comércio de US$ 6,266 bilhões, na terceira semana de outubro de 2020 – com quatro dias úteis –, como resultado de exportações no valor de US$ 3,474 bilhões e importações de US$ 2,792 bilhões. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (19/10), pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
Exportações têm recuperação em setembro
O Paraná exportou US$ 1,512 bilhão em setembro, aumento de 8,7% frente a agosto. Com isso, o Estado reverteu a tendência de queda divulgada anteriormente pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do Ministério da Economia. O resultado foi ainda melhor em relação ao mesmo mês de 2019, com crescimento de 14%.
https://oparana.com.br/noticia/exportacoes-tem-recuperacao-em-setembro/