Principais notícias do dia [26/10]

BOLETIM FINANCEIRO PARA INVESTIDORES

Semana do Copom começa com viés negativo diante da 2ª onda do coronavírus no exterior e com Pelosi e Mnuchin trocando acusações mútuas de culpa sobre estímulo emperrado nos EUA. Bolsas europeias, moedas emergentes e juros dos treasuries caem com aversão ao risco. No Brasil, mercado checa possível piora das expectativas inflacionárias na Focus após IPCA-15 salgado e com núcleos elevados na sexta levar a altas de até mais de 20 pontos no DI. Um possível ajuste no forward guidance de juro estável pelo BC não é descartado.

Queda das commodities no exterior, se mantida, pode trazer alívio à inflação, mas é negativa para a bolsa. Na política, centrão chega ao Senado, que pode retomar agenda econômica, diz Estado, enquanto ministros fazem as pazes por Bolsonaro, segundo os jornais.

Agenda ainda traz dados de crédito e pesquisa CNT sobre aprovação do governo.

Dólar abrindo hoje (26/10) com variação de +0,42%.

Fiesp avalia comércio exterior do agronegócio entre Brasil, China, EUA e União Europeia

São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) lança o Painel Mercados – A inserção do Brasil no comércio mundial de produtos do agronegócio. Trata-se de um relatório anual que oferece uma compilação exclusiva de dados sobre as importações e exportações de produtos do setor, oriundos de várias bases, nacionais e internacionais, como Agrostat (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), UN Comtrade e muitos outros.

https://www.comexdobrasil.com/fiesp-avalia-comercio-exterior-do-agronegocio-entre-brasil-china-eua-e-uniao-europeia/

Brasil amplia exportação de petróleo à China e é o 3º maior fornecedor em setembro.

O Brasil avançou para o posto de terceiro maior fornecedor de petróleo bruto à China em setembro, mostraram dados de importação no domingo, enquanto os refinadores independentes chineses obtêm suprimentos baratos e de qualidade relativamente alta do exportador sul-americano.

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/10/26/brasil-amplia-exportacao-de-petroleo-a-china-e-e-o-3-maior-fornecedor-em-setembro.htm

Saab quer transformar o Brasil em base de exportação de equipamentos de defesa

O Brasil tem um potencial na sua Base Industrial da Defesa que a Saab planeja utilizar para tornar o país em sua base de exportação. Nessa sexta-feira, num ponta pé inicial, a Saab apresentou em Brasília o primeiro caça Gripen (F-39E) da Força Aérea Brasileira e já almeja vender produtos e serviços além do setor militar, pegando também parte da segurança civil.

https://www.defesa.tv.br/saab-quer-transformar-o-brasil-em-base-de-exportacao-de-equipamentos-de-defesa/

Anvisa libera a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na tarde desta sexta-feira (23) que autorizou a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina fabricada pela Sinovac, biofarmacêutica chinesa.

https://www.infomoney.com.br/economia/anvisa-libera-a-importacao-de-6-milhoes-de-doses-da-coronavac/

Importação de milho pela China cresce 675% em setembro ante setembro de 2019

As importações chinesas de soja totalizaram 9,79 milhões de toneladas em setembro deste ano, aumento de 19,5% ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês). Nos primeiros nove meses do ano, o país asiático importou 74,53 milhões de toneladas da oleaginosa.

https://www.istoedinheiro.com.br/importacao-de-milho-pela-china-cresce-675-em-setembro-ante-setembro-de-2019/

Importação de carnes pela China cresceu 63% em setembro

As importações chinesas de carnes e miúdos totalizaram 830 mil toneladas em setembro deste ano, volume 63% maior do que o adquirido em igual mês do ano anterior, informou o Departamento de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês). A despesa com a importação do produto aumentou 40,5%, atingindo US$ 2,325 bilhões no mês. Nos primeiros nove meses do ano, o país asiático importou 7,41 milhões de toneladas de carnes e miúdos.

https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/importacao-de-carnes-pela-china-cresceu-63-em-setembro/

Câmara pode votar na terça-feira MP que facilita empréstimos a empresas na pandemia

A Câmara dos Deputados pode votar na terça-feira (27) a Medida Provisória 992/20, que cria um incentivo contábil para estimular bancos a emprestarem dinheiro de capital de giro a micro, pequenas e médias empresas em razão da pandemia de Covid-19. A sessão deliberativa virtual do Plenário está marcada para as 13h55.

https://www.camara.leg.br/noticias/702405-camara-pode-votar-na-terca-feira-mp-que-facilita-emprestimos-a-empresas-na-pandemia/

Ainda sem regulamentação, investimentos em criptoativos crescem 70% em 2020

O Brasil teve um aumento de 70% dos investimentos em criptoativos, como as bitcoins em 2020. O Senado discute propostas para regulamentar as chamadas moedas eletrônicas, com garantias para os usuários e medidas contra fraudes e lavagem de dinheiro. O PL 3.825/2019, do senador Flávio Arns (Podemos-PR) determina que o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fiscalizem as operações virtuais para aumentar a segurança para o investidor e evitar fraudes. Já o PL 4.207/2020, da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), sugere a criação de um comitê interministerial para monitorar as transações. Mais informações na reportagem de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.

https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/10/ainda-sem-regulamentacao-investimentos-em-criptoativos-crescem-70-em-2020

Nova Lei de Falências deve entrar na pauta do dia 5 de novembro

O projeto (PL 4.458/2020) que muda a Lei de Falências (Lei 11.101, de 2005) deve ser analisado pelo Plenário no dia 5 de novembro. O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), alerta que as empresas afetadas pela pandemia vão precisar de novos instrumentos para se recuperarem e retomar suas atividades. Segundo o IBGE, 700 mil empresas fecharam as portas somente no primeiro semestre de 2020 em função dos efeitos da pandemia de covid-19. O senador Major Olímpio (PSL-SP) destaca a situação negativa das empresas e entende que a proposta deve ser defendida por todos os partidos. Mais informações na reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/10/nova-lei-de-falencias-deve-entrar-na-pauta-do-dia-5-de-novembro

Novo ministro do STF toma posse no dia 5 de novembro

O desembargador Kassio Nunes Marques tomará posse no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de novembro, em cerimônia virtual. Sabatinado pelo Senado, ele teve o nome aprovado por 57 votos favoráveis e 10 contrários. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que votou contra a indicação, afirmou que Kassio Marques não defendeu as bandeiras de combate à corrupção, prisão em segunda instância e fim do foro privilegiado. Já o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) defendeu o fim das indicações políticas para o STF. As informações são da repórter Hérica Christian.

https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/10/novo-ministro-do-stf-toma-posse-no-dia-5-de-novembro

Anvisa: nota de esclarecimento

Em relação à nota recentemente divulgada de que a Anvisa retarda a importação de matéria-prima para fabricação de vacinas do Instituto Butantan, informamos que o referido processo já havia sido analisado quando da publicação da notícia e que foram identificadas discrepâncias. Essas discrepâncias foram comunicadas ao Instituto Butantan.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/anvisa-nota-de-esclarecimento

Entenda a autorização para importação da vacina Coronavac

A Anvisa atendeu, nesta sexta-feira (23/10), parte da solicitação feita pelo Instituto Butantan sobre a vacina Coronavac. Foi autorizada a importação da vacina adsorvida Covid-19 (inativa), fabricada pela Sinovac Life Sciences Co., Ltd.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/entenda-a-autorizacao-para-importacao-da-vacina-coronavac

Apex-Brasil realiza Simpósio de Negócios Internacionais

A Apex-Brasil promoverá, no dia 26 de novembro, a primeira edição do Simpósio em Negócios Internacionais, um encontro que tem por objetivo disseminar conhecimento técnico em promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros diretos, contribuindo para a formação de agentes de negócios internacionais.

https://portal.apexbrasil.com.br/noticia/apex-brasil-realiza-simposio-de-negocios-internacionais/

Nota de esclarecimento: fiscalização de aplicativos de transportes

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que não fiscaliza aplicativos de transportes. A Agência tem atribuição constitucional de regular e fiscalizar o transporte interestadual e internacional de passageiros. Independentemente de prestar ou não serviços para esses aplicativos,
as empresas que estiverem fazendo transporte interestadual de passageiros serão fiscalizadas pela ANTT, que trabalha de forma imparcial e de acordo com a lei.

https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/nota-de-esclarecimento-fiscalizacao-de-aplicativos-de-transportes

ANTAQ participa da entrega do Prêmio Via Viva portuário de sustentabilidade 2020

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou na manhã de hoje (23) da solenidade de entrega do Prêmio Via Viva 2020 portuário, promovido pela Subsecretaria de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura. Tokarski entregou o Prêmio na categoria de porto privado ao TUP Porto de Itapoá. A premiação na categoria de porto público foi entregue pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni. A solenidade, realizada por videoconferência, foi conduzida pelo subsecretário de Sustentabilidade do Minfra, Mateus Amaral.

http://portal.antaq.gov.br/index.php/2020/10/23/antaq-participa-da-entrega-do-premio-via-viva-2020-portuario-de-sustentabilidade/

Governo anuncia novo eSocial Simplificado

Foram publicadas nesta sexta-feira (23/10) as Portarias Conjuntas da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) nº 76 e nº 77, que criam um novo leiaute para a escrituração de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que substituirá o eSocial atual e reformulam o cronograma de implantação.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/governo-anuncia-novo-esocial-simplificado

Receita facilita preenchimento da DCTFWeb e promove maior simplificação tributária

A Receita Federal , com o objetivo de simplificar o procedimento de vinculação das compensações e facilitar a emissão de DARF considerando os valores compensados, promoveu alterações na DCTFWeb , a partir da integração com o PERDCOMP Web.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/receita-facilita-preenchimento-da-dctfweb-e-promove-maior-simplificacao-tributaria

Receita altera Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais para facilitar preenchimento

Com o objetivo de simplificar o procedimento de vinculação das compensações e facilitar a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) considerando os valores compensados, a Receita Federal do Brasil (RFB) promoveu alterações na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb), a partir da integração com o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DComp Web).

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/receita-alteradeclaracao-de-debitos-e-creditos-tributarios-federais-para-facilitarpreenchimento

Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo tem novo presidente

Mello Araújo, ex- comandante da ROTA, foi indicado ao cargo pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e após ser eleito pelo Conselho de Administração da Companhia (Consad) terá pela frente o comando do maior entreposto de frutas, legumes, verduras, flores e pescados da América Latina e o terceiro do mundo, instalado na capital paulista. Também administrará outras 12 unidades atacadistas e 10 unidades de armazenagem ativas, espalhadas pelo interior do estado de São Paulo.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/companhia-de-entrepostos-e-armazens-gerais-de-sao-paulo-tem-novo-presidente

Receita Federal prorroga flexibilização de regra para entrega de documentos

A Receita Federal estendeu, até o dia 31 de dezembro, a regra que flexibiliza a entrega de documentos por conta do estado de emergência de saúde decorrente da pandemia causada pela Covid-19. A Instrução Normativa RFB nº 1.983/2020, publicada na edição desta sexta-feira (23/10) do Diário Oficial da União, permite a entrega de cópias simples de documentos, em formato digital ou físico, sem que seja obrigatória a apresentação do documento original até o final de 2020.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/receita-federal-prorroga-flexibilizacao-de-regra-para-entrega-de-documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!