Audiência Pública Virtual nº 19/2020: Link de Transmissão
Audiência Pública ANTAQ nº 19/2020 Obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos tendentes à licitação do projeto de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), bem como da concessão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho.
- Link de Transmissão: https://youtu.be/9Bc64u7aQC8
Sepec lança modelo para avaliar impactos econômicos de políticas públicas futuras
Um modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC), ferramenta para simular os impactos de projetos de infraestrutura antes da sua execução, vai permitir que empresas, autoridades e associações das 27 unidades da Federação gerem evidência quantitativa sobre os possíveis impactos econômicos de determinada política pública antes de implementá-la. O modelo foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).
O modelo, que torna possível simular impactos econômicos locais das políticas públicas nacionais, elaborado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi calibrado com o objetivo de simular o impacto do programa Pró-Infra, de investimentos em infraestrutura, na economia brasileira no período de 2020 a 2040. Além disso, a utilização desse método de análise ex-ante permite a priorização de investimentos de médio e longo prazo.
Petrobras não vê perspectiva de recordes nas exportações este ano
As exportações de petróleo da Petrobras este ano devem continuar em patamares próximos aos registrados no ano passado, e sem perspectivas de novos recordes, informou hoje (3) o diretor executivo de Comercialização e Logística da companhia, André Barreto Chiarini.
“Não vejo, neste momento, uma perspectiva de novos recordes de exportação de petróleo como a gente teve no ano passado, em abril. O volume como um todo segue como em 2020”, disse Chiarini.
Rússia iniciará em abril mecanismo com fórmula para taxar exportações de grãos
A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, planeja lançar em 1° de abril um mecanismo permanente para taxar exportações de grãos, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia, Maxim Reshetnikov, em reunião com o presidente Vladimir Putin.
O mecanismo consistirá em um imposto de exportação de grãos baseado em uma fórmula, ao invés de tarifas fixas que haviam sido impostas a partir de 15 de fevereiro, com o governo russo buscando conter a alta dos preços dos alimentos em meio à crise do coronavírus.
FAO: índice de preços dos alimentos registra maior nível desde julho de 2014
O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 4,3% em janeiro, na comparação com o mês anterior, alcançando média de 113,3 pontos, na oitava alta consecutiva. Desta vez, o índice também atingiu o maior nível desde julho de 2014. Além disso, houve uma revisão para cima da média de dezembro, de 107,5 para 108,6, informou a FAO. A alta dos preços foi liderada pelos cereais, açúcar e óleos vegetais, disse a agência de alimentos das Nações Unidas, nesta quinta-feira, 4.
As preocupações com a segurança alimentar levaram a Argentina e a Rússia, grandes produtores e exportadores de grãos, a apertar os controles de vendas externas nos últimos meses. A Argentina, que enfrenta o clima seco, colocou um limite nas exportações de milho para garantir abastecimento doméstico, mas logo voltou atrás. A Rússia, de olho no aumento dos preços dos alimentos para os seus cidadãos, estabeleceu planos para aumentar os impostos sobre as exportações de grãos.
Importação brasileira de fertilizantes atinge US$ 7,2 bilhões em 2020
A matéria prima para a produção de fertilizantes no Brasil foi o destaque na importação para indústria química brasileira, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Foram comercializados US$ 7,2 Bilhões em 2020 o que equivale a 61,7% das toneladas em compras externas, batendo o recorde em volume comprado no exterior com mais de 51,5 milhões de toneladas em produtos químicos.
Importação de algodão pela Índia não deve ser afetada por nova tarifa, diz CAI
A imposição pela Índia de uma tarifa de 10% sobre as importações de algodão não deverá prejudicar as compras, disse à Reuters o presidente da Associação Indiana de Algodão (CAI, na sigla em inglês). A tarifa de importação de 10% imposta pela maior produtora de algodão do mundo foi anunciada pelo ministro das Finanças, Nirmala Sitharaman, em discurso ao Parlamento, na segunda-feira, sobre o orçamento indiano.
“Não vamos aceitar importação de leite com isenção total de imposto”, diz deputado
O governo federal precisa frear, com urgência, as importações de lácteos da Argentina, a fim de socorrer os produtores brasileiros de leite, que enfrentam sérias dificuldades, nos últimos anos, devido às compras externas do produto, principalmente de países do Mercosul, aos altos custos de produção, pressionados pela valorização do dólar frente ao real, e pelos baixos preços pago pelos laticínios aos pecuaristas leiteiros.
ANTT realiza audiência pública virtual para debater prorrogação do contrato da FCA
Foi realizada, nesta quarta-feira (3), a Audiência Pública nº 012/2020 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para colher sugestões para o aprimoramento dos estudos efetivados para a prorrogação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA), bem como da minuta do respectivo termo aditivo e anexos. A audiência durou mais de quatro horas, onde foram ouvidas lideranças comunitárias, representantes de associações, além de autoridades políticas nacionais, estaduais e municipais.
A audiência pública é o ambiente para recepção de contribuições da sociedade para um determinado contrato, ou projeto de concessão. A participação popular é fundamental nesse processo para debater e apontar, entre os assuntos, conflitos urbanos que mereçam tratamento no âmbito da prorrogação. Todas as manifestações verbais foram comentadas pela ANTT durante a própria audiência. Ao final do processo, todas serão formalmente respondidas pela Agência.