Exportações de café avançam 6,5% no início da temporada 2020/21, diz OIC
As exportações de café tiveram alta de 6,5% nos dois primeiros meses da temporada 2020/21 quando comparadas a igual período do ano anterior, disse a Organização Internacional do Café (OIC) em relatório nesta quarta-feira.
Os países exportadores embarcaram 20,2 milhões de sacas de 60 kg, considerando volumes combinados em outubro e novembro, versus 18,9 milhões de sacas na mesma etapa do ano anterior, afirmou a OIC.
https://www.moneytimes.com.br/exportacoes-de-cafe-avancam-65-no-inicio-da-temporada-2020-21-diz-oic/
Inspetores de grãos da Argentina suspendem greve após acordo com agroexportadores
O sindicato de fiscais de grãos da Argentina, Urgara, suspendeu nesta quinta-feira uma greve que já durava quase um mês e vinha afetando a atividade portuária de um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos, após um acordo salarial com empresas agroexportadoras.
O Urgara reúne técnicos que analisam cargas de grãos em portos argentinos. O sindicato havia iniciado o protesto, por reivindicações salariais, no dia 9 de dezembro, o que afetou a atividade em alguns terminais de empresas internacionais, como Cargill e Bunge.
Exportação de soja do Brasil deve cair mais de 75% em janeiro, aponta line-up
Os embarques de soja do Brasil devem cair mais de 75% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, para cerca de 300 mil toneladas, diante de uma baixa oferta após fortes exportações em 2020 e um atraso na colheita da temporada 2020/21, de acordo com dados da programação de navios (line-up) da agência marítima Cargonave.
Apesar de o volume mensal ser um dos mais baixos da história pelo maior produtor e exportador global de soja, ainda superaria as 270 mil toneladas registradas em dezembro, quando os estoques baixos já haviam exercido importante influência nas vendas externas brasileiras.
Governo de SP suspende mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos
O governador João Doria determinou nesta quarta-feira (6) a suspensão das mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos. A mudança nas alíquotas do imposto em 2021 e 2022 foi proposta em meados de agosto do ano passado, quando a pandemia do coronavírus estava em queda de 18,2% nas internações e de 17,2% nas mortes em comparação ao período de pico, registrado em meados de julho.
Contudo, atualmente os indicadores apontam para novo aumento e uma segunda onda da doença, com crescimento de 41,3% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro, mês em que as médias diárias eram inferiores inclusive às registradas em maio, fase ainda inicial da pandemia no país.