Principais notícias do dia [7/10]

BOLETIM FINANCEIRO PARA INVESTIDORES

S&P e moedas emergentes têm altas moderadas após Trump anunciar algumas medidas mais limitadas de suporte à economia, mas sentimento de cautela deve persistir. Volatilidade vem aumentando, como mostrou ontem a forte queda das bolsas após o presidente americano, às voltas com pesquisas eleitorais desanimadoras, barrar as negociações políticas sobre estímulos. No Brasil, incerteza fiscal resiste à trégua entre Maia e Guedes. O parecer sobre o Renda Cidadã, previsto para hoje, ficou para a semana que vem e medidas mais impopulares só devem sair após as eleições, pois Bolsonaro quer usar a popularidade conquistada com o auxílio emergencial para vencer o PT no Nordeste, dizem jornais. Agenda traz IGP-DI, com expectativa de desaceleração no comparativo mensal, mas mantendo nível muito alto, e Anfavea, além de Guedes e Fernanda Nechio, do BC, em eventos. Em meio a sinais de retomada da economia, normalização em SP dá novo passo com abertura das escolas. No exterior, ata do Fomc e fala de Lagarde são destaques.

Dólar abrindo com variação de -0,67% 

Maioria dos eurodeputados reprova acordo UE-Mercosul

A maioria dos eurodeputados aprovou texto em que afirma que o acordo entre União Europeia e Mercosul não pode ser ratificado “como está”. O texto enviado para votação dizia que o Parlamento estava “extremamente preocupado com a política ambiental de Jair Bolsonaro, que vai contra os compromissos do Acordo de Paris, em particular no combate ao aquecimento global e à proteção à biodiversidade”.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/10/parlamento-europeu-atribui-a-bolsonaro-rejeicao-de-acordo-ue-mercosul.shtml

Em novo esforço concentrado, Senado terá sabatina de indicado ao STF

Em reunião remota nesta terça-feira (6), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, definiu com líderes partidários o calendário preliminar da segunda semana de esforço concentrado de 2020 para votação de autoridades, que deve ocorrer entre os dias 19 e 21 de outubro. Entre as indicações a serem analisadas pelos senadores está a do desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). A análise das indicações estava suspensa desde o início da calamidade pública provocada pela pandemia de covid-19 e tem sido retomada aos poucos.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/06/em-novo-esforco-concentrado-senado-tera-sabatina-de-indicado-ao-stf

Senado vota nesta quarta diretrizes para a distribuição de vacinas contra a covid-19

O Projeto de Lei (PL) 4.537/2020, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) propõe a criação um serviço exclusivo para receber denúncias ou suspeitas de maus-tratos a idosos, a ser chamado de “SOS: maus-tratos contra idosos”. Pelo texto, o canal será divulgado por vários meios de comunicação, especialmente em repartições públicas, hospitais, escolas, estações rodoviárias e ferroviárias, nos terminais de transporte metropolitano e locais de grande circulação de pessoas. A relatora da proposta é a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES).

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/10/06/senado-vota-nesta-quarta-diretrizes-para-a-distribuicao-de-vacinas-contra-a-covid-19

Publicada definição de responsáveis pelas diretorias

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira (6/10) a redefinição das áreas de atuação dos integrantes da diretoria da Anvisa.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/publicada-definicao-de-responsaveis-pelas-diretorias

Governo Federal lança programa Voo Simples

O Governo Federal lança nesta quarta-feira (7), em Brasília, o programa Voo Simples, conjunto de medidas de modernização de regras e redução de custos no setor de aviação geral. O programa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Ministério da Infraestrutura reúne mais de 50 iniciativas em prol da indústria de aviação, especialmente para profissionais, operadores de aeronaves e empresas de pequeno porte.

https://www.anac.gov.br/noticias/2020/governo-federal-lanca-programa-voo-simples

ANTAQ realizará nesta quarta-feira (7) seminário virtual sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná

Nesta quarta-feira (7), a ANTAQ, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, realizará o Seminário Hidrovia Paraguai-Paraná. O evento virtual acontecerá entre 15h e 17h.

http://portal.antaq.gov.br/index.php/2020/10/07/antaq-realizara-amanha-7-seminario-virtual-sobre-a-hidrovia-paraguai-parana/

MInfra lança editais para operação e manutenção das eclusas de Jupiá e Três Irmãos, em São Paulo

O Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou os editais de licitação para contratação dos serviços de diagnóstico, operação, manutenção e consolidação de documentação técnica dos Sistemas de Transposição de Desnível das eclusas de Três Irmãos e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), ambas em São Paulo. Os sistemas de transposição permitem que embarcações superem desníveis em cursos de água, ou seja, subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há rebaixamentos.

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/minfra-lanca-editais-para-operacao-e-manutencao-das-eclusas-de-jupia-e-tres-irmaos-em-sao-paulo

Número de empresas em funcionamento cresce em 252,8 mil no período de um mês

O Brasil conta com 252.840 empresas a mais em funcionamento do que havia no final de agosto. Esse retrato positivo do empreendedorismo no período de um mês no país pode ser conferido a partir desta quarta-feira (7/10) no Mapa de Empresas, ferramenta lançada este ano pelo governo federal. Enquanto em 31 de agosto havia 19.289.824 empresas ativas, já em 30 de setembro o número tinha saltado para 19.542.664.

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/outubro/numero-de-empresas-em-funcionamento-cresce-em-252-8-mil-no-periodo-de-um-mes

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!