O Programa de Formação em Comércio Internacional da Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e a outras Organizações Econômicas sediadas em Genebra tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e a capacitação profissional de servidores brasileiros na área de comércio internacional. Com ênfase na prática das Organizações Econômicas (OMC, UNCTAD, OMPI e UIT), o programa possibilita aos participantes o acompanhamento de negociações comerciais e mecanismos de aplicação de regras internacionais.
Por seu formato e estrutura, o Programa cria canais de interlocução com as comunidades profissionais atuantes em comércio internacional, inclusive a acadêmica, fomentando maior entendimento do sistema multilateral de comércio. Ademais, proporciona aos participantes o acompanhamento da dinâmica multilateral nos diversos comitês e reuniões que ocorrem nessas organizações e o aprendizado prático de seus temas.
Iniciado em 2003, o Programa focou inicialmente na capacitação de advogados para a área de solução de controvérsias da OMC, tendo sido igualmente prestigiado por magistrados e juristas interessados nas regras do comércio internacional. No decorrer dos anos, outras áreas de competência dessa Delegação e que compõem a agenda de trabalho das organizações econômicas sediadas em Genebra passaram a atrair participantes de diversos segmentos.
O Programa inclui o acompanhamento de temas como agricultura, medidas sanitárias e fitossanitárias, acesso a mercados, barreiras não tarifárias, propriedade intelectual, comércio eletrônico, comércio de serviços, revisões de políticas comerciais, entre outros. Os participantes são também estimulados a engajar-se na geração de conteúdo para as mídias sociais da Delegação brasileira, que passaram a ser importante fonte de informação e de disseminação do conhecimento.
A característica multidisciplinar e especializada dos temas abrangidos pelo Programa vem atraindo a participação de profissionais qualificados, muitos dos quais em posição de gestão e liderança. Os participantes não são meros espectadores. Atuam intensamente, trazendo contribuições técnicas valiosas para a atuação do corpo diplomático da Delegação brasileira, em cooperação mútua. O Programa já completou 20 anos de existência e recebeu até o momento mais de 220 participantes.
Acesse o Edital nº. 1/2023