O oitavo porto de Santa Catarina dá mais um passo para sair do papel. O projeto será apresentado em audiência pública na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, quando moradores de Itapoá e região poderão conhecer detalhes do TUP Coamo (Terminal de Uso Privado Coamo), empreendimento que projeta iniciar operações em 2030 e movimentar 11 milhões de toneladas por ano.
A audiência será presencial, a partir das 19h, na Associação Comunitária do Pontal do Norte e da Figueira do Pontal, no bairro Pontal do Norte, e tem como objetivo apresentar o empreendimento e discutir o Rima (Relatório de Impacto Ambiental).
O projeto prevê um investimento de R$ 3 bilhões em uma área de 43 hectares, com três berços de atracação. A instalação vem sendo estudada há anos na região e servirá para movimentações de granéis sólidos e líquidos, incluindo soja, milho, fertilizantes e derivados de petróleo, como GLP.
Localizado próximo ao atual Porto de Itapoá, o novo terminal pretende desafogar o escoamento da produção agrícola no Sul do Brasil. A Coamo, maior cooperativa agroindustrial do país, afirma que o empreendimento vai resolver gargalos logísticos enfrentados em portos do Paraná e ampliar a competitividade das exportações.
A expectativa é que as obras gerem cerca de 2 mil empregos, e que a operação crie aproximadamente mil vagas permanentes. O projeto está em análise no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Estado.
(ND Mais)
