REGISTRO AUTOMÁTICO DE EMPRESAS NAS JUNTAS COMERCIAIS

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração editou a Instrução Normativa nº 62, que trata do registro automático de atos perante as juntas comerciais, em atenção à alteração promovida pela MP nº 876, de 13 de março de 2019.

A Junta Comercial terá 90 dias para implementar as alterações. A IN–DREI nº 62, de 10 de maio de 2019, determina que o arquivamento de ato constitutivo de empresário individual, empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) e sociedade limitada – exceto empresa pública – será deferido de forma automática.

Para o registro automático, é preciso que:

  • As consultas prévias da viabilidade de nome empresarial e de localização já tenham sido concluídas;
  • O instrumento contenha apenas as cláusulas padronizadas – obrigatórias e opcionais;
  • Os documentos obrigatórios para instrução do pedido de arquivamento sejam apresentados, em formato físico ou digital.
  • Nos anexos da referida norma constam minutas de instrumento de inscrição de empresário individual, ato de constituição de Eireli e contrato social de sociedade limitada, contendo as cláusulas padronizadas.

    Após o registro automático, a Junta Comercial terá o prazo de 2 dias úteis para realizar o exame do cumprimento das formalidades legais. Constatado algum vício, o empresário será notificado para a regularização, no prazo de 10 dias, contados da data da ciência ou da publicação do despacho.

    Caso o presidente da Junta Comercial entenda que o vício apontado não foi sanado, poderá cancelar o registro, ouvida a Procuradoria no prazo de cinco dias, se entender que o vício é insanável; ou fazer a anotação na ficha cadastral do requerente, impedindo novos arquivamentos até as providências necessárias, se entender que o vício é sanável.

    Na hipótese de cancelamento do registro, os demais órgãos públicos serão imediatamente comunicados. O interessado que optar por seu próprio modelo de ato constitutivo poderá continuar adotando o procedimento comum de arquivamentos na Junta Comercial.

    Clique aqui para consultar a íntegra da IN nº 62, de 10 de maio de 2019 (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Associe-se

    Filie-se

    Dúvidas?

    Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!