Renovação e expansão: SINDICOMIS e ACTC rumo ao futuro do comércio exterior

Em 20 de março, o SINDICOMIS e a ACTC reuniram seus diretores executivos, conselheiros fiscais e suplentes para analisar a situação econômico-financeira das entidades nos primeiros meses de 2024, aprovar a ata da reunião anterior e tratar de assuntos relativos à FIATA.

A reunião foi conduzida por Luiz Ramos, presidente das entidades. Logo no início, ele ressaltou a representatividade expressiva do SINDICOMIS e da ACTC, que abrangem cerca de 3.300 empresas no estado de São Paulo e 16.000 em todo o Brasil. Reforçou, ainda, a obrigatoriedade da contribuição assistencial patronal, conforme entendimentos do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal.

Também foi anunciada a nova composição da Diretoria, com a entrada de Fábio Massao Kawauchi (Sanfra Comércio Exterior Ltda) e Rodrigo Herrera (da Kuehne + Nagel Management S.A.). Ramos também convidará profissionais para atuarem como suplentes, ampliando o quadro atual, composto por Hugo Buser e Maria Italia Piniano.

Um ponto de destaque foi o estreitamento da relação com a FIATA, especialmente após a reunião bem-sucedida no Brasil no fim de 2023, na qual a apresentação de Maria Italia foi muito elogiada. Ramos e Turgut Erkeskin, presidente da FIATA, discutirão novas propostas, incluindo as conversas já iniciadas com o Governo de São Paulo para a possível realização de um evento com Lucas Ferraz (Secretário de Negócios Internacionais) e com o governador Tarcísio de Freitas, visando anunciar a cooperação entre o poder público, a ACTC e a FIATA.

Oswaldo Castro, assessor das entidades, informou sobre o pleito de duas cadeiras na Organização Mundial das Alfândegas (OMA), ressaltando a influência deste órgão junto à Receita Federal.

Outros temas abordados incluíram a mudança na periodicidade do jornal Acontece, que passou a ser mensal; a presença do presidente do CARF no próximo COMITEC (em abril, com despacho executivo); e a renovação da equipe de assessores em Brasília, com destaque para os contatos produtivos feitos com o senador Renan Calheiros e com outras autoridades. Muito provavelmente – e em breve –, devem surgir notícias altamente positivas da capital do país.