A Santos Brasil tem como foco ofertar três milhões de TEUs de capacidade anual no Tecon Santos em 2026, segundo informou a investidores na última sexta-feira (21). Isso representaria um acréscimo de 400 mil TEUs sobre a capacidade de movimentação atual. O anúncio ocorreu durante a teleconferência de resultados do 4º trimestre de 2024.
Para a companhia, esse movimento vai consolidar a liderança no porto de Santos (SP) e capturar ganhos derivados do crescimento do mercado, onde tem visto potencial de alta nos fluxos de exportação, importação e também de cabotagem.
De acordo com dados da APS (Autoridade Portuária de Santos), o porto de Santos teve movimentação recorde em 2024, com 179,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 3,8% na comparação com 2023. Apesar dos dados positivos, o terminal de Santos tem recebido críticas por parte dos armadores por conta da demora nas operações pela falta de capacidade dos terminais de contêineres.
O aumento da capacidade informado pela Santos Brasil vem ao mesmo tempo em que o governo acelera o projeto do novo terminal de contêineres do porto, o Tecon 10, anteriormente chamado de STS 10. Aberto na semana passada, o período de contribuições ao edital de arrendamento será encerrado em 24 de março. O governo trabalha com expectativa de leilão para novembro.
O terminal está sendo projetado para movimentar mais de dois milhões de TEUs ao ano, o que colocaria Santos entre os 20 portos com maior capacidade de movimentação de contêineres no planeta. No entanto, as obras devem demorar entre três e cinco anos, o que indica que, na próxima década, o terminal da Santos Brasil é o que vai ser o principal ofertante na região.
CMA CGM
Sobre a compra da CMA CGM (gigante global da indústria de contêineres) pela participação detida no porto de Santos pelo Opportunity, anunciada em setembro, a Santos Brasil disse a investidores ter “perspectivas favoráveis” sobre o andamento do processo.
A empresa destacou que a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) já se “manifestou favoravelmente” em relação às aprovações regulatórias necessárias, sendo agora necessário aguardar o parecer da Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), conforme o prazo regulamentado.
Túnel Santos-Guarujá
O governo federal vai lançar, nesta quinta-feira (27), o aguardado edital do Túnel Santos-Guarujá, em uma cerimônia que deverá reunir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto.
O projeto, cujo investimento é de R$ 6 bilhões, é considerado a maior obra de infraestrutura do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo o maior túnel submerso da América Latina e a primeira obra do tipo no Brasil. Ao todo, a estrutura prevista contará com acesso para travessia de pedestres e ciclistas e terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa.
O projeto ainda prevê três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas voltada à passagem de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Na semana passada, o presidente da APS, Anderson Pomini, disse à Agência iNFRA que o anúncio da data de publicação do edital acalmou os ânimos do setor.
Fonte: Agência Infra