A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia lançou nesta terça-feira (24/8) seus perfis em duas redes sociais – Twitter e Linkedin – para divulgar as ações e medidas desenvolvidas a fim de implantar e expandir a agenda de cooperação econômica e comercial do Brasil. A iniciativa dá mais transparência às atividades da Secint e incentiva a interação com o público.
Segundo o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt, os perfis nas redes sociais permitirão que o cidadão acompanhe o que a Secint vem fazendo para garantir a inserção da economia brasileira nos mercados globais de forma competitiva.
A medida amplia os canais de comunicação com o cidadão, por meio da divulgação de ações relacionadas à condução da política de comércio exterior e facilitação de investimentos e à governança de instituições e organismos financeiros internacionais. Também será destaque a atuação em foros e organismos econômicos internacionais, na defesa das posições do Brasil em mecanismos de cooperação, tanto comercial quanto financeira, de natureza multilaterais, plurilaterais, regionais e bilaterais.
“São canais de comunicação que darão ainda mais transparência aos projetos desta Secretaria. Nesses perfis, o cidadão poderá acompanhar e interagir com a Secint para conhecer melhor as entregas já realizadas e seus impactos para sociedade e no desenvolvimento do país”, aponta Fendt.
Entre essas ações, é possível destacar algumas já realizadas em 2021 pelas Secretarias da Secint – Secretaria de Comércio Exterior (Secex), Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (Sain) e Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex):
>> Lançamento do Anuário do Comércio Exterior Brasileiro 2020
>> Lançamento do Boletim Trimestral da Balança Comercial Brasileira
>> Consultas públicas (1 e 2) para coletar contribuições
>> Estudos de impacto de acordos comerciais em negociação
>> Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos
>> Lançamento do Programa OEA-Integrado Secex
>> Utilização do Sistema Eletrônico de Informações do Ministério da Economia (SEI/ME)
>> Expansão do Novo Processo de Importação (NPI) do Programa Portal Único de Comércio Exterior
Confira as redes sociais da Secint:
Twiter @SecintEconomia
LinkedIn /secinteconomia