Semana será de discussões importantes às categorias na sede da FIATA, em Genebra

O presidente da ACTC/SINDICOMIS, Luiz Ramos, já se encontra em Genebra, na Suíça, onde participará de uma agenda intensa com Turgut Erkeskin e Stephane Graber – respectivamente, presidente e com o diretor geral da Federação Internacional de Associações de Transitários (FIATA). Eles tratarão de assuntos de altíssima relevância às empresas que atuam no comércio exterior brasileiro.

Três dos principais pontos são a discussão sobre o FBL digital, com foco em seguros para essas operações; o acordo de cooperação com a Secretaria de Negócios Internacionais de São Paulo; e a proposta de cooperação e intercâmbio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Estes dois últimos assuntos nasceram da reunião que a alta cúpula da FIATA realizou em São Paulo no fim de 2023, a convite da ACTC/SINDICOMIS.

“Esses três tópicos, em especial, são passos importantes e significativos. Eles trazem sinergia imediata para as operações e negócios dos associados e filiados das nossas entidades e, num outro contexto, às quase 20 mil empresas no Brasil que atuam dentro do comex”, destaca Ramos.

Outros temas que serão tratados por Ramos com Turgut e Graber são as estratégias para atrair novos membros do Brasil; a participação conjunta na Feira Intermodal 2025; a inclusão da ACTC/SINDICOMIS na Organização Mundial das Alfândegas (OMA); o fortalecimento da relação institucional da FIATA no Brasil, em comparação com a WCA; o apoio da FIATA nos cursos da IATA, adaptados ao contexto brasileiro; e a proposta para uma reunião no Brasil com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O estreitamento dos laços com a FIATA era uma prioridade de Ramos desde que assumiu a presidência das entidades, em 2017. Desde então, essa aproximação vem sendo construída gradativamente.

Histórico

No encontro de dirigentes realizado no ano passado, em São Paulo, Lucas Ferraz, titular da Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, com quem Ramos tem proximidade institucional, foi apresentado a Turgut e Graber e surpreendeu-se com a capilaridade e com as possibilidades de evolução e modernização representadas pela FIATA.

Na ocasião, Ramos propôs a criação de um acordo de cooperação, o qual foi aceito por todas as partes. Em decorrência disto, partiu de Lucas a sugestão para a realização de um evento oficial, com o objetivo de celebrar o acordo de cooperação, contando com a presença do governador Tarcísio de Freitas.

Os eventos promovidos na capital paulista ganharam destaque de duas páginas na última edição da revista Review, publicação oficial da FIATA.