Em 14 de junho, a Assessoria de Relações Governamentais do SINDICOMIS/ACTC acompanhou uma audiência pública realizada pela Comissão de Viação e Transportes (CVT), na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, apresentou aos parlamentares as atribuições e competências da autarquia.
Durante seu discurso, Nery afirmou: “Não podemos mais prescindir desse modal que nos trará uma matriz de transportes mais equilibrada e menores custos logísticos”. Ele destacou que os planos setoriais hidroviário e portuário se somam aos terrestre e aeroviário, com o objetivo de identificar as principais ações necessárias para o desenvolvimento dos subsistemas de transportes nacionais.
Esses planejamentos fornecerão os insumos para a elaboração do Plano de Ações Públicas, que reunirá os projetos, ações, iniciativas normativas ou políticas públicas a serem implementados pelo Poder Público, tanto em termos de infraestrutura quanto no aperfeiçoamento das práticas setoriais. Os temas abordarão veículos, equipamentos, pessoal, informações, governança, gestão e operação.
Cada um dos quatro Planos Setoriais deve indicar, essencialmente, como serão tratadas as necessidades e aproveitadas as oportunidades de oferta de capacidade dos subsistemas de transportes constantes no PNL, contemplando seus respectivos planos setoriais de parcerias.
Também estiveram presentes na audiência pública os diretores da ANTAQ, Alber Vasconcelos e Caio Farias, bem como os deputados Evair Vieira de Melo e Cezinha de Madureira.
A Assessoria de Relações Governamentais do SINDICOMIS/ACTC aproveitou a oportunidade para convidar Eduardo Nery a participar do COMITEC, visando dar continuidade aos debates com a ANTAQ.