SINDICOMIS e ACTC acompanham cerimônia de lançamento do CCT Importação Modal Aéreo

Em 31 de julho, a Assessoria de Relações Governamentais do SINDICOMIS/ACTC participou da cerimônia de lançamento do novo Sistema de Controle de Carga e Trânsito para o modal aéreo (CCT Importação – Aéreo). O evento aconteceu às 15h30, no auditório do Ministério da Fazenda. Também compareceram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; o secretário especial da Receita Federal do Brasil (RFB), Robson Barreirinhas; e representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Ministério de Portos e Aeroportos.

A partir de 2 de agosto, todos os aeroportos internacionais do Brasil implementarão o novo sistema. Uma colaboração entre a RFB, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e o Serpro, o CCT Importação – Aéreo adere ao padrão internacional de transmissão de informações eletrônicas da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), combinado com um amplo uso de tecnologia para otimizar a logística do transporte aéreo no país.

Espera-se que a implementação desse sistema reduza em até 80% o tempo necessário para a liberação de mercadorias importadas por meio de aeroportos. Além disso, a intervenção humana no fluxo de carga deve ser reduzida em 90%, resultando em uma economia anual estimada de R$ 10 bilhões para o setor.

Fernando Haddad expressou otimismo sobre as perspectivas do sistema, acreditando que a economia resultante deverá beneficiar toda a sociedade brasileira, refletindo-se em preços mais baixos e maior qualidade e rapidez na entrega de mercadorias.

Robinson Barreirinhas, secretário especial da Receita Federal, também expressou entusiasmo com a expectativa de que o tempo médio de liberação de mercadorias será reduzido de seis dias para apenas um.

O CCT Importação – Aéreo integra o Portal Único Siscomex, um esforço contínuo para desburocratizar o comércio exterior brasileiro. O sistema foi testado em fase piloto no aeroporto de Vitória desde 9 de julho, onde processou mais de 140 conhecimentos de carga, liberando mercadorias para registro de declaração de importação em até duas horas após a chegada dos voos.