SINDICOMIS e ACTC discutiram as vantagens dos regimes aduaneiros especiais

Neste 25 de agosto, o SINDICOMIS e a ACTC promoveram o webinar “Vantagens dos regimes aduaneiros especiais”. A atividade durou uma hora e onze minutos e contou com dezenas de participantes, que ouviram a diretora do SINDICOMIS/ACTC e CEO da ILS Cargo Logística Internacional, Célia Pinho; o consultor jurídico do SINDICOMIS/ACTC, conselheiro efetivo do CARF, delegado do Customs Affairs Institute e delegado da FIATA, Oswaldo Castro Neto; e a especialista em comércio exterior, professora da área, despachante aduaneira e CEO da JCR Treinamento e Consultoria, Jaqueline Rolim.

A mediação foi feita pela diretora executiva do SINDICOMIS/ACTC, Ana Walcher. O primeiro a falar foi Oswaldo Castro. Ele agradeceu aos presentes (inclusive em nome do presidente do SINDICOMIS, da ACTC e da CIMEC, Luiz Ramos) e fez uma apresentação bastante detalhada sobre a limitação do tema, as importações, os regimes aduaneiros e os regimes aduaneiros especiais.

Jaqueline foi a segunda a se apresentar. Também agradecendo aos participantes, ela enfatizou que se tratava de um tema extremamente relevante e de suma importância ao comércio externo brasileiro. Também falou da satisfação da parceria estabelecida com o SINDICOMIS e com a ACTC no sentido de “difundir o saber”.

Ela destacou que os regimes aduaneiros especiais devem ter uma clara visão da importação e da exportação, pois, se o profissional não tiver conhecimento do fluxo, das nuances das legislações e do amparo legal, ele não consegue ter qualidade capaz de reduzir a carga tributária.

Celia Pinho fez uma abordagem bastante prática a partir da sua visão e conhecimento como empresária do setor. Ela observou que, nesse mercado, ter resiliência é fundamental, principalmente no Brasil. Também elogiou a atuação da Receita Federal nos últimos anos, que vem melhorando, eliminando gargalos e, realmente, trazendo muita melhoria em todos os processos, “com ganho de tempo e simplificação, fatores que precisávamos e pedíamos há muito tempo”. Célia finalizou com a seguinte mensagem: “Que sejamos agentes de transformação e fontes de inspiração a todos ao nosso redor”.

No final do encontro, Luiz Ramos pediu a palavra para prestar uma homenagem ao empresário e também diretor das entidades, Milton Lourenço. “Este webinar também é uma homenagem, pelo seu conhecimento e tudo o que prestou ao comércio exterior”, ressaltou. Ele agradeceu pela participação de todos e parabenizou os palestrantes. “Conhecendo as legislações dos regimes especiais, vamos encontrar mecanismos fantásticos para oferecer ao mercado. Portanto, o caminho é estudar.”

Ana Walcher anunciou um curso que acontecerá nos dias 1º e 3 de setembro, das 19h30 às 21h30, exatamente sobre regimes aduaneiros especiais. A docente será Jaqueline Rolim.

O webinar está disponível para acesso em https://youtu.be/WROribqexAs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!