SINDICOMIS e ACTC participam do lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora em Brasília

A assessoria de Relações Governamentais do SINDICOMIS/ACTC esteve presente no lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em 4 de setembro, em Brasília (DF). O programa tem como objetivo principal aumentar o número de exportadores brasileiros, com foco especial nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

O auditório estava lotado com técnicos, autoridades e representantes de órgãos de 20 estados brasileiros. Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), destacou a importância da nova política em sua fala de abertura. “Além de exportar mais, temos que incluir as pequenas empresas. Expandir para o Brasil inteiro exportar. Nós temos uma tarefa grande: exportar com valor agregado”, disse.

O ministro também ressaltou que três produtos – soja, petróleo bruto e minério de ferro – compõem 40% da pauta de exportação brasileira. “Precisamos agregar valor, diversificar mais, ter mais destinos para o nosso comércio exterior”, afirmou. Alckmin falou, ainda, sobre a desburocratização do Portal Único de Comércio Exterior como um esforço contínuo para simplificar e reduzir custos para as empresas que atuam no setor.