Durante reunião entre o presidente e o diretor do SINDICOMIS/ACTC, respectivamente, Luiz Ramos e Oswaldo de Castro Neto, e o secretário de Estado de Negócios Internacionais de São Paulo, Lucas Ferraz, as entidades foram convidadas a integrar o Comitê de Facilitação do Comércio do Governo do Estado, que está sendo construído pela Secretaria. O encontro teve uma hora e meia de duração e aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em 15 de fevereiro.
O secretário comunicou sobre a criação do OEA Estadual. Luiz Ramos e Oswaldo Castro, por sua vez, anunciaram a nacionalização do SINDICOMIS, que passa a representar 17.500 empresas no Brasil; expuseram algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos associados, como questões tributárias estaduais e a guerra fiscal entre outros estados; e, principalmente, sugeriram soluções para fomentar as exportações, gerar mais empregos e trazer mais empresas e divisas para São Paulo.
“A maior barreira do comércio internacional é a burocracia”, destacou Lucas Ferraz. O secretário contou sobre algumas das iniciativas da sua pasta, incluindo o projeto da Universidade de São Paulo (USP) baseado no Port Community System (PCS), plataforma eletrônica que reúne e integra as informações e sistemas dos envolvidos com o comércio marítimo, como importadores, exportadores, portos, órgãos fiscalizadores, agentes, armadores, operadores de terminais portuários, autoridades portuárias, entre outros.
“Estimamos que somente o Porto de Santos poderá gerar R$ 1 bilhão de redução por ano”, pontuou Ferraz. Nesse sentido, Ramos e Castro fizeram algumas considerações e propuseram a realização de um encontro para discutir o tema na Associação Comercial de Santos.
Também ficou definido que haverá uma nova reunião para abordar aspectos tributários junto ao primeiro escalão da Secretaria da Fazenda do Estado. Ramos anunciou sua ida a Genebra (Suíça) em março próximo, para participar do congresso internacional da FIATA, e informou que terá um encontro com o presidente dessa entidade para definir, entre outros assuntos, a realização do próximo congresso internacional na cidade de São Paulo.