SINDICOMIS e ACTC unidos pela melhoria da mobilidade e logística: túnel Santos-Guarujá

Planejado há quase um século, o tão aguardado Túnel Santos-Guarujá está finalmente prestes a se tornar realidade. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinaram um termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (2) em Santos (SP), determinando um marco histórico para a mobilidade e logística das empresas das categorias econômicas representadas pelo SINDICOMIS e pela ACTC.

O Túnel Santos-Guarujá é uma obra de grande importância para o setor de transporte nacional e internacional, logística e na liberação da carga do comércio internacional. A principal missão desse projeto é aprimorar o fluxo de pedestres, cargas e veículos entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, com um impacto significativo em pelo menos nove municípios da Baixada Santista, beneficiando direta e indiretamente as atividades das empresas representadas por nossas entidades.

Uma das vantagens mais destacadas é a substancial redução do tempo de viagem entre as duas cidades. Com uma extensão de 860 metros, dos quais 761 serão submersos sob o canal do Porto de Santos, a travessia entre os bairros Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, será concluída em menos de dois minutos. Isso representa uma melhoria considerável em comparação com a viagem de uma hora pela estrada que separa essas cidades.

Atualmente, os motoristas têm como opção o uso de balsas, que operam de 15 em 15 minutos, mas estão sujeitas à movimentação do Porto de Santos. Isso resulta em longos períodos de espera, variando de 20 a 60 minutos, causando atrasos e incertezas nas operações logísticas das empresas de transporte e cargas.

A pressão pública e o apoio de empresas e associações, como o movimento ‘Vou de Túnel’, demonstram o clamor pela construção dessa ligação mais moderna e eficiente. A obra, estimada em R$ 5,96 bilhões, contará com investimentos públicos de R$ 2,7 bilhões dos governos estadual e federal, além da participação da iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP). A inauguração está prevista para 2028.

A denominação “túnel imerso” refere-se à técnica inovadora de construção, na qual as estruturas pré-moldadas são feitas na superfície, flutuam até um determinado ponto e, em seguida, são afundadas, formando o túnel submerso. Além de melhorar a conectividade rodoviária, o túnel também terá espaço para uma ciclovia, passagem urbana e acomodará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em uma fase posterior.

Para financiar a obra e sua manutenção, está prevista a cobrança de pedágio com tarifa, cujo valor deve estar na faixa entre os preços atuais do pedágio da rodovia Domenico Rangoni (R$ 14,20 por automóvel) e o da balsa (R$ 12,30). Ciclistas e pedestres estarão isentos dessa taxa, garantindo uma solução equitativa para a comunidade.

A ligação seca entre Santos e Guarujá é uma necessidade discutida há décadas, mas vários obstáculos políticos e de financiamento atrasaram o projeto. No entanto, a união de esforços entre as esferas federal e estadual, apoiada pela sociedade civil, finalmente permitiu o progresso dessa obra crucial.

É importante ressaltar que ainda existem questões pendentes relacionadas aos impactos sociais e ambientais do projeto, incluindo o número de desapropriações. A consulta pública referente ao projeto deve ser lançada em março, e as partes interessadas estão comprometidas em minimizar o impacto social, garantindo que o desenvolvimento da região seja acompanhado de perto.

O Túnel Santos-Guarujá é um marco para a mobilidade e logística nas operações das empresas representadas por nossas entidades, trazendo benefícios significativos para a economia, o comércio internacional e a qualidade de vida dos moradores da região. Estamos ansiosos para ver essa importante infraestrutura se tornar realidade e contribuir para o crescimento e a eficiência das atividades de nossos associados.