De 9 a 14 de junho, Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS NACIONAL e da ACTC, cumpriu uma intensa agenda em Brasília com dois objetivos estratégicos: promover o evento FIATA RAMs 2025 – Edição Brasil, que ocorrerá de 19 a 22 de agosto em São Paulo, e fortalecer interlocuções com autoridades e entidades públicas para viabilizar avanços regulatórios e institucionais no setor de comércio exterior, logística e transporte internacional.
ESG na logística moderna
A agenda teve início com um encontro no Instituto Global, para discutir o tema “ESG na Prática”, envolvendo as boas práticas ambientais, sociais e de governança, princípios que orientarão também a programação da FIATA RAMs 2025.
Apoio parlamentar e visibilidade internacional do setor
Na Câmara dos Deputados, Ramos foi recebido pelo deputado federal Damião Feliciano, a quem apresentou os objetivos estratégicos da FIATA RAMs 2025, destacando a importância das entidades representativas no fortalecimento da competitividade brasileira e a necessidade de apoio legislativo à agenda da logística internacional.
Judicialização contra IOF sobre fretes internacionais
Foi protocolado, com o suporte da assessoria jurídica das entidades, um Mandado de Segurança Coletivo contestando a incidência indevida do IOF sobre fretes internacionais. A iniciativa busca resguardar as empresas associadas contra um custo adicional injustificado que compromete a competitividade do setor.
Integração com o IBI e a APEX Brasil
Na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), o Luiz Ramos foi recebido por Nicolla Margiotta para discutir o papel das entidades no aprimoramento da infraestrutura logística nacional. A pauta enfatizou a necessidade de ambiente regulatório eficiente e de investimentos sustentáveis no setor.
Na sequência, o presidente do SINDICOMIS NACIONAL/ACTC esteve na APEX Brasil, em reunião com Juarez Leal, gerente da Plataforma Brasil Exportação, tratando do apoio institucional da agência ao FIATA RAMs 2025.
Reunião na BMJ Consultores
Encerrando a agenda, o Presidente visitou o escritório da BMJ Consultores Associados, sendo recebido por seu diretor-geral, Weber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior. Durante o encontro, foi confirmada a participação da BMJ como patrocinadora oficial da FIATA RAMs 2025, bem como a presença dele como palestrante em um dos painéis do evento.