SINDICOMIS/ACTC recebe visita de analistas do Banco Mundial

No último dia 16 de abril, Erick Tjong (EUA) e Marion Pinto (Chile), analistas do World Bank Group (Banco Mundial), foram recebidos em audiência por Luiz Ramos e Wilson Braun, respectivamente, presidente e vice-presidente do SINDICOMIS/ACTC. O objetivo do encontro era conhecer a visão das entidades sobre o atual cenário brasileiro, com ênfase no comércio exterior, e compará-lo com o que traçaram no ano passado.

Os analistas chegaram à sede do SINDICOMIS/ACTC às 19 horas e permaneceram até às 21 horas. Esta foi a primeira vez em que as entidades, em seus mais de 70 anos de existência, foram consultadas pelo organismo internacional. “Durante nossa explanação, destacamos que, para haver mudanças no panorama atual nacional, é necessário que se consolidem as propostas do governo federal encaminhadas ao Legislativo”, disse Luiz Ramos.

Wilson Braun expôs que houve registro na evolução dos procedimentos alfandegários e que, hoje, está muito melhor para se trabalhar do que há cinco anos, aproximadamente. “O comércio externo brasileiro apresentou progresso, mas em nichos específicos. Ainda falta incrementar as exportações de produtos com valor agregado”, ponderou.

Os analistas afirmaram que, no próximo ano, gostariam de ouvir as entidades novamente. “Será interessante, pois há muito investimento a ser aportado no Brasil. Depende apenas de eliminarmos a insegurança jurídica instaurada aqui”, pontuou Ramos.

Braun e Ramos fizeram questão de sublinhar uma anomalia existente somente neste país: o fato de, diferentemente do restante do mundo, não haver um único despachante aduaneiro na cadeia exportadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!