Terminal de Paranaguá supera volume de 2023

Nesta segunda-feira (21), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) superou o volume total movimentado em 2023, faltando ainda mais de dois meses para o encerramento do ano. Foram movimentados 1.253.397 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos 294 dias de 2024, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Esse volume equivale a cerca de 7.641 quilômetros de contêineres, o que corresponde a 1,7 vezes a distância entre os pontos extremos do Brasil, do Monte Caburaí ao Chuí.

Até setembro, as exportações registraram alta de 26%, atingindo 480.173 TEUs, com destaque para carnes e congelados, que somaram 166.784 TEUs, o equivalente a 2,7 milhões de toneladas de produtos. Giovanni Guidolim, gerente comercial da TCP, atribui o crescimento à expansão das tomadas refrigeradas, que agora somam 5.268 plugs, consolidando o terminal como a maior área reefer da América do Sul.