Informação transmitida à Assessoria de Relações Governamentais e Institucionais do SINDICOMIS/ACTC pelo Ministério da Infraestrutura, via Coordenação-Geral do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria Nacional de Aviação Civil e assinada pela titular do posto, Karla Santos, informa que, desde 20 de abril, a Receita Federal do Brasil disponibilizou o ambiente de treinamento para o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito – CCT Importação – Modal Aéreo, no Portal Único de Comércio Exterior.
Esta é mais uma das grandes conquistas recentemente obtidas pelo SINDICOMIS/ACTC em prol dos seus representados.
Trata-se, segundo a informação, de uma primeira versão para testes do sistema informatizado para interação entre os transportadores, agentes de carga, recintos aduaneiros, operadores de remessa e o Portal Siscomex.
Nessa etapa do projeto, ainda não haverá integração com os sistemas Siscomex Importação (DI, DSI) e Trânsito (DTA). Sendo assim, os importadores não terão acesso ao referido ambiente.
Inicialmente, os testes serão realizados até outubro de 2020, quando será lançada outra versão do sistema. Em seguida, a RFB continuará os testes até o final do primeiro trimestre de 2021, ocasião em que se dará o início obrigatório em produção.
Quem desejar obter mais informações pode acessar o site www.siscomex.gov.br/sistemas/sistemas-n-005-2020.