Uber e Waabi unem forças para impulsionar o mercado de caminhões autônomos com inteligência artificial

A Uber, uma das gigantes do transporte, está fazendo movimentos ousados para incorporar a Inteligência Artificial (IA) e potencialmente aposentar caminhoneiros em um prazo de 10 anos. Em uma estratégia arrojada, a empresa oficializou uma parceria com a Waabi, uma startup especializada em caminhões autônomos, com o objetivo de revolucionar o transporte de cargas.

Neste acordo inovador, a Uber está planejando a integração de dados provenientes de bilhões de quilômetros percorridos por caminhões autônomos da Waabi à sua rede Uber Freight, que é o braço de logística da empresa. O primeiro passo para concretizar essa visão já começou, com a frota de testes da Waabi realizando pilotos comerciais entre Dallas e Houston na rede Uber Freight.

No longo prazo, a Waabi planeja adotar um modelo de “Driver-as-a-Service”, que permite às transportadoras adquirir caminhões equipados com a tecnologia de IA da Waabi e se integrar ao mercado da Uber Freight. Este movimento representa um marco significativo para a Waabi, já que é o seu primeiro acordo comercial divulgado ao público, e tudo isso apenas dois anos após o lançamento da startup. A rapidez com que a empresa conquistou o mercado é creditada à sua abordagem centrada em Inteligência Artificial.

Um dos diferenciais da Waabi é a utilização de um simulador de estradas chamado “Waabi World”, que permite o teste virtual de software de direção autônoma e o treinamento do sistema em tempo real. Isso significa que é possível simular e treinar em inúmeros cenários simultaneamente, tornando o processo de aprendizado mais eficiente.

É importante notar que a Uber Freight já mantém uma parceria comercial com a Aurora Innovation e teve acordos anteriores com a Waymo Via, a unidade de caminhões autônomos da Waymo. No entanto, a colaboração com a Waabi promete uma integração tecnológica mais profunda.

Ambas as empresas estão em busca de embarcadores dispostos a se comprometer com projetos de cinco a dez anos, com o objetivo de compreender o impacto dos veículos autônomos nas operações futuras. Ron, da Uber Freight, destacou que a empresa tem centenas de embarcadores na lista de espera interessados em adotar a tecnologia de veículos autônomos.

Apesar de a Uber Freight ter registrado uma queda de 30% na receita no segundo trimestre, a empresa está otimista quanto ao crescimento exponencial à medida que os caminhões autônomos se tornam uma realidade no mercado, o que promete transformar o setor de transporte de cargas de forma significativa.

SINDICOMIS e ACTC