A Revisão do Transporte Marítimo 2020 (baixe aqui, em PDF) fornece uma atualização sobre as últimas tendências no comércio marítimo, oferta, mercados, indicadores-chave de desempenho e desenvolvimentos legais e regulamentares. Também inclui um capítulo especial com testemunhos de partes interessadas do setor marítimo e suas experiências em lidar com a pandemia da COVID-19.
A pandemia da COVID-19 acentuou a interdepeendência global das nações e desencadeou novas tendências que irão remodelar o cenário do transporte marítimo. O setor está em um momento crucial enfrentando não apenas preocupações imediatas resultantes da pandemia, mas também considerações de longo prazo, que vão desde mudanças no projeto da cadeia de suprimentos e nos padrões de globalização até mudanças nos hábitos de consumo e gastos, um foco crescente na avaliação de riscos e na construção de resiliência, bem como uma maior sustentabilidade global e uma agenda de baixo carbono. O setor também está lidando com os efeitos indiretos do crescente protecionismo comercial e das políticas voltadas para o futuro.
A pandemia trouxe à tona a importância do transporte marítimo como um setor essencial para o fornecimento contínuo de suprimentos críticos e o comércio global em tempo de crise, durante a fase de recuperação e ao retomar a normalidade. Muitas organizações, incluindo a UNCTAD e outros organismos internacionais, emitiram recomendações e orientações enfatizando a necessidade de assegurar a continuidade dos negócios no setor, enquanto protegem os trabalhadores portuários e marítimos da pandemia. Elas ressaltaram a necessidade de os navios atenderem às exigências internacionais, incluindo restrições sanitárias, e de os portos permanecerem abertos para operações de transporte marítimo e intermodal.
O COMÉRCIO MARÍTIMO INTERNACIONAL SOB FORTE PRESSÃO
A crise econômica e de saúde global desencadeada pela pandemia alterou o cenário para o transporte marítimo e o comércio e afetou significativamente as perspectivas de crescimento. A UNCTAD projeta que o volume do comércio marítimo internacional cairá 4,01% em 2020. Em meio a rupturas da cadeia de suprimentos, contrações da demanda e incerteza econômica global causada pela pandemia, a economia global foi severamente afetada por um choque duplo de oferta e demanda. Estas tendências se desdobraram no contexto de um 2019 já mais fraco que viu o comércio marítimo internacional perder mais impulso. As tensões comerciais e a alta incerteza política prejudicaram o crescimento da produção econômica global e do comércio de mercadorias.
Os volumes cresceram 0,5% em 2019, contra 2,8% em 2018, e atingiram 11,08 bilhões de toneladas em 2019. Em paralelo, o tráfego portuário global de contêineres desacelerou para um crescimento de 2%, contra 5,1% em 2018. As tensões comerciais provocaram uma mudança nos padrões comerciais, pois a busca de mercados e fornecedores alternativos resultou em um redirecionamento dos fluxos da China para outros mercados, especialmente nos países do sudeste asiático. Os Estados Unidos aumentaram suas exportações de mercadorias para o resto do mundo, o que ajudou a compensar um pouco a redução de suas exportações para a China. Estima-se que novas tarifas adicionais tenham reduzido o comércio marítimo em 0,5% em 2019, com o impacto geral sendo mitigado pelo aumento das oportunidades comerciais em mercados alternativos.