O Porto de Natal iniciou nesta segunda-feira (26) uma nova operação que prevê exportar para a Europa 6 mil toneladas de frutas por semana até o mês de fevereiro do próximo ano. A estimativa foi apontada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), administradora do porto, e pelo governo do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Codern, a expectativa é superar em 36% a safra anterior exportada pelo Porto de Natal. Nesta segunda, o navio da empresa panamenha Cool Carriers esteve ancorado para o embarque das frutas no início da operação.
Segundo os órgãos, a nova operação prevê a saída de um navio por semana abastecido por 200 carretas, que representam 4,5 mil pallets ou 50 contêineres.
Segundo a Codern, além das frutas do Rio Grande do Norte, o terminal também pretende realizar o embarque de frutas produzidas no Vale do Rio São Francisco, em Petrolina (PE).
Investimentos no Porto
O Porto de Natal passou por reformas que foram resultado de uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Agrícola Famosa, que é a maior produtora e exportadora de frutas do RN – o estado lidera as exportações brasileiras de frutas frescas, como melões e melancias.
Segundo a Codern e o governo do RN, foram investidos R$ 30 milhões em carretas refrigeradas para as demandas de transportes rodoviários, R$ 10 milhões em empilhadeiras e transpaleteiras elétricas e R$ 500 mil na construção de um cross docking (equipamento destinado à ovação de contêineres).
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, disse que espera que os investimentos permitam que metade de toda a produção do estado seja exportada pelo Porto de Natal para a Europa.
“Conseguimos junto ao governo federal, Codern e iniciativa privada recursos para reforma e adequações no porto e instalação do cross docking e câmara fria para agilizar o embarque que agora está iniciando”, disse.
“Desta forma, a expectativa é que a 50% das frutas produzidas no RN seja exportada pelo Porto de Natal. Na safra anterior, o percentual não chegou a 30%”, completou.
Mudanças na operação do Porto
Os novos estudos para o Porto de Natal começaram a ser feitos após a empresa francesa CMA CGM deixar de operar no terminal, em abril de 2023, para se concentrar no Porto de Mucuripe, no Ceará. Até aquele momento, a empresa detinha as maiores operações no porto da capital potiguar.
A governadora Fátima Bezerra (PT) também disse que o governo federal garantiu o investimento para obras no Porto e na Ponte Newton Navarro.
“O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, me reafirmou na última sexta-feira por telefone os investimentos que serão feitos pelo Governo Federal para a gente fazer o Porto de Natal maior, pujante e cada vez melhor. Serão R$ 60 milhões em dragagem, R$ 10 milhões para a substituição das defensas do cais e outros R$ 8,5 milhões para a reforma de armazéns e galpões”, disse.
Os recursos para as defensas devem chegar ainda em 2024, enquanto a dragagem está programada para 2025, segundo a governadora.
“Temos uma forte retomada das atividades do Porto de Natal que se localiza como o mais próximo da Europa, e, portanto, de menor tempo de deslocamento e custo para as exportações”, disse o presidente da Codern, Nino Ubarana.
Exportações
Agrícola Famosa é a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo. Também produz manga e mamão. O melão responde por 25% das exportações do Rio Grande do Norte.
Os cultivos e colheitas da Famosa geram cerca de 20 mil empregos em Mossoró, Baraúna e Assu, onde a produção está concentrada.
(G1)