A Air Canada e a Air Line Pilots Association (ALPA) chegaram a um acordo provisório de quatro anos em relação aos salários dos pilotos, prevenindo uma possível greve. A companhia aérea informou que passageiros que modificaram seus itinerários poderão revertê-los gratuitamente, uma vez que as operações permanecerão normais.
Embora a ALPA tenha aprovado o acordo provisório, os detalhes permanecem confidenciais até que a ratificação pelos membros seja concluída. Segundo o comunicado da companhia aérea, tanto as operações principais quanto os serviços da Air Canada Rouge continuarão normalmente, o que aponta para uma perspectiva positiva.
“Os clientes que usaram a política de boa vontade da companhia aérea para interrupções trabalhistas para alterar seus voos originalmente programados entre 15 e 23 de setembro de 2024 para outra data antes de 30 de novembro de 2024, podem alterar sua reserva de volta para o voo original na mesma cabine sem nenhum custo, desde que haja espaço disponível.” Declarou a companhia.
Segundo a ALPA, caso seja ratificado, o novo acordo trará um valor adicional de mais de US$ 1,9 bilhão aos pilotos ao longo de sua vigência. O processo de ratificação pode durar cerca de um mês. Embora a greve tenha sido evitada, a sua ameaça levantou preocupações devido ao risco de interrupções significativas para a companhia aérea e seus passageiros.
A transportadora atende diariamente mais de 110.000 passageiros em média. Relatórios apontam que, se as operações fossem suspensas totalmente, o restabelecimento completo poderia levar de uma semana a 10 dias.
(Aeroflap)