Em resposta à intensificação dos conflitos no Oriente Médio, envolvendo Israel e Irã, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu, em 2 de outubro de 2024, um Boletim de Zonas de Conflito (CZIB). O documento alerta os operadores de aeronaves para evitar o espaço aéreo iraniano.
“Em vista do ataque iraniano contra Israel em 1º de outubro de 2024, e do anúncio de Israel de sua intenção de retaliar, a Comissão Europeia e a EASA decidiram emitir um CZIB recomendando aos operadores que não realizem voos no espaço aéreo do Irã em todos os níveis de voo”, disse a EASA no CZIB.
Dada a preocupação com os possíveis riscos de uma escalada de violência no Oriente Médio, a EASA deseja restringir voos sobre o espaço aéreo do Irã até 31 de outubro de 2024 para proteger operadores e passageiros.
O regulador europeu afirmou que continuará monitorando de perto a situação para avaliar mudanças nos riscos para os operadores de aeronaves da UE devido à evolução da ameaça. A recomendação aplica-se a operadores sujeitos ao Regulamento (UE) 965/2012 e a operadores de países terceiros autorizados pela EASA que realizam operações sob autorização TCO na UE.
A Rosaviatsiya, órgão regulador de transporte aéreo da Rússia, também delimitou os períodos nos quais sugere que as operadoras não realizem voos para Israel, Líbano e Irã.
(AeroFlap)