EASA alerta companhias aéreas sobre os riscos de voar sobre o Irã em novo boletim de Zona de Conflito

Em resposta à intensificação dos conflitos no Oriente Médio, envolvendo Israel e Irã, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu, em 2 de outubro de 2024, um Boletim de Zonas de Conflito (CZIB). O documento alerta os operadores de aeronaves para evitar o espaço aéreo iraniano.

“Em vista do ataque iraniano contra Israel em 1º de outubro de 2024, e do anúncio de Israel de sua intenção de retaliar, a Comissão Europeia e a EASA decidiram emitir um CZIB recomendando aos operadores que não realizem voos no espaço aéreo do Irã em todos os níveis de voo”, disse a EASA no CZIB.

Dada a preocupação com os possíveis riscos de uma escalada de violência no Oriente Médio, a EASA deseja restringir voos sobre o espaço aéreo do Irã até 31 de outubro de 2024 para proteger operadores e passageiros.

O regulador europeu afirmou que continuará monitorando de perto a situação para avaliar mudanças nos riscos para os operadores de aeronaves da UE devido à evolução da ameaça. A recomendação aplica-se a operadores sujeitos ao Regulamento (UE) 965/2012 e a operadores de países terceiros autorizados pela EASA que realizam operações sob autorização TCO na UE.

Rosaviatsiya, órgão regulador de transporte aéreo da Rússia, também delimitou os períodos nos quais sugere que as operadoras não realizem voos para Israel, Líbano e Irã.

(AeroFlap)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!