Delegação brasileira participa da AgroChemEx 2024

Em missão na China, delegação brasileira participou, de 14 a 16 de outubro, da AgroChemEx 2024, feira internacional focada na indústria de agroquímicos, incluindo produtos químicos para proteção de cultivos, fertilizantes e inovações no setor agrícola.

O evento que é organizado pela China Crop Protection Industry Association (CCPIA) ocorreu no World Expo Exhibition and Convention Center, em Xangai, e recebeu aproximadamente 60 mil pessoas. A feira reúne fabricantes, distribuidores, pesquisadores e profissionais do setor para discutir tendências, inovações e oportunidades de negócios.

“A participação da nossa delegação na AgroChemEx foi importante para fortalecer os laços com as empresas chinesas fornecedoras e exportadoras de produtos agroquímicos. Embora a inovação tecnológica não seja uma novidade para os chineses, é encorajador ver o contínuo avanço que o país tem alcançado em relação ao tema”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart.

“Esse intercâmbio de conhecimento é vital para que possamos acompanhar e até mesmo nos inspirar nas práticas que estão moldando o futuro do setor agropecuário. Entender o processo produtivo dos fabricantes de moléculas de agrotóxicos é crucial para embasar nossas decisões de políticas públicas, nortear nossa evolução e garantir que continuemos a avançar de forma sustentável”, pontuou a diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia, que compõe a equipe brasileira na missão.

A delegação brasileira ainda conta com a participação da chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados do Mapa, Tatiane Nascimento, a diretora de Assuntos Regulatórios da Ourofino Química, Thaís Clemente, o gerente de Registro e Desenvolvimento da Nortox, Maicom Tumiate, o Relações Institucionais e Governamentais da Nortox, João Bello Neto, e o diretor geral da CropChem, Rodrigo Leão.

VISITAS

A delegação brasileira ainda visitou empresas agroquímicas chinesas como Youjia Crop Protection Co., Ltd; Jiangsu Changqing Agrochemical Co.; CAC Nantong Chemical Co., Ltd; GLP Lab; Yongnong Biosciences Co. Ltd e o Parque Industrial Rudong.

As visitas tiveram como objetivo fortalecer e estreitar laços comerciais, trabalhar a cooperação entre os países e explorar oportunidades de parcerias.

Na ocasião, os representantes do Mapa realizaram reuniões em que discutiram inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e o potencial para intercâmbio de conhecimento no setor agrícola que possam beneficiar ambas as nações.

RELAÇÕES COMERCIAIS

A China é o principal parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, respondendo por 33,91% das exportações do país. Nos primeiros oito meses deste ano, o Brasil exportou aproximadamente US$ 38 bilhões em produtos agrícolas para o mercado chinês, com 68% desse total provenientes do complexo da soja.