Brasil e Coreia do Sul procuram caminhos para estreitar laços comerciais entre os dois países. Em reunião bilateral realizada no âmbito do G20 entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a delegação sul-coreana, discutiram-se possibilidades de negócios e soluções para impasses comerciais, como as negociações do acordo entre Mercosul e Coreia do Sul.
O secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, sugeriu o estabelecimento de uma integração produtiva como ponto de partida entre os dois países. “Desse modo, aproximamos mais nossas economias para que possamos formar cadeias globais de valor resilientes, que nos fortaleçam mutuamente”, detalhou.
O secretário executivo ainda destacou a capacidade brasileira de contribuir para descarbonização da indústria, para abrigar data centers com uso de energia renovável, para produção de biocombustíveis e para transição a uma economia mais verde e circular.
O ministro do Comércio da Coreia do Sul, Inkyo Cheong, demonstrou interesse de prosseguir com conversações de alto nível para o estabelecimento de uma parceria mais plena com o Brasil. “Levaremos em conta biocombustíveis, energia renovável, inteligência artificial e todas as últimas atualizações sobre novas indústrias para fortalecer a cooperação entre os nossos países”, afirmou.