A Autoridade Marítima do Panamá (AMP) apresentou o projeto de automação do Departamento de Formação Marítima (DEFMA) da Direção Geral de Marítimos (DGGM).
O sistema é uma combinação de software para automatizar procedimentos DEFMA. Estas ferramentas tecnológicas procuram reduzir ao mínimo possível a intervenção humana direta; o que garante 75% de economia de tempo e redução do uso de espaço e papel.
Neste contexto, o administrador da AMP, Luis Roquebert , destacou que estão focados na atualização dos sistemas digitais para serem mais competitivos no mercado internacional. Da mesma forma, destacou a importância de modernizar os processos internos de formação para que os marítimos tenham as competências mais atualizadas para navegar nos navios da frota panamenha.
O projeto consiste em três fases, cada uma inclui grupos de trabalho com a participação de delegados do CFM, um plano piloto e um período experimental. Espera-se que o sistema esteja totalmente operacional durante o primeiro trimestre de 2025.
Por sua vez, Maryluz Castillo Gómez, diretora da DGGM , destacou que este é o primeiro módulo do software institucional. Nesta primeira fase, todos os processos-chave serão automatizados e posteriormente será solicitado feedback do CFM para otimizar o sistema.
Por fim, a AMP assegura que este projeto não representa um custo adicional, uma vez que é desenvolvido pela equipa de TI da Instituição, com apoio do
(Portal Portuário)