Com a Black Friday marcada para 29 de novembro, operadores logísticos filiados à Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) estão focados em atender às crescentes exigências dos consumidores: entrega rápida, flexibilidade de horários e transparência no processo. Segundo pesquisa da ABOL, “informação” será um dos fatores para fidelizar clientes neste ano.
Segundo a associação, a possibilidade de entrega em horários flexíveis é um diferencial. O treinamento para os profissionais responsáveis pela última etapa do trajeto — aqueles que fazem as entregas na mão do cliente — também é visto como fundamental. No entanto, para algumas empresas, manter o consumidor bem informado dentro desse processo será mais valioso do que a entrega em si.
“Eles entendem que quanto mais informação o consumidor tiver para alinhar as expectativas de entrega, melhor. Além disso, defendem um planejamento junto à estrutura de transportes, visando à disponibilidade dos carros próprios e de terceiros. O reforço nas ferramentas de tracking dos pedidos também é fundamental para os OLs para não gerar insegurança e ansiedade nos clientes. Previsibilidade e flexibilidade seguem como palavras de ordem”, destacou a diretora-executiva da ABOL, Marcella Cunha.
O levantamento feito pela Associação apontou ainda que o investimento em embalagens para garantir a integridade das mercadorias e valorizar os produtos é essencial para o reforço da reputação das marcas. Quando se fala em rotas de entrega, a utilização de sistemas que garantam uma boa otimização precisará ser ainda mais refinada para oferecer um trabalho de qualidade sem onerar os clientes.
As estratégias dos OLs também incluem a utilização da escala em termos de área de armazenagem e malha para conferir um aumento de eficiência e o uso de estoques avançados mais próximos aos consumidores para agilizar as entregas.
TECNOLOGIA
Os OLs apostam em tecnologia para otimizar operações, desde a separação de produtos nos armazéns até o rastreamento da entrega. Ferramentas como WMS, automação de processos e inteligência artificial são utilizadas para aumentar a eficiência, reduzir erros e garantir previsibilidade. Sistemas avançados permitem que os consumidores acompanhem suas compras em tempo real, diminuindo ansiedade e aumentando a confiança.
“Para um bom fulfillment (processo realizado pelos OLs desde a compra do cliente até a entrega em sua casa) é necessário cada vez mais investimento em tecnologia. Os operadores garantem que a superação dos tempos e movimentos do ano anterior é a meta. Nesse sentido, sistemas como o WMS – sistema de gerenciamento e controle de operações logísticas, que agilizem o correto endereçamento de mercadorias, e a automação dos processos, garantirá agilidade quando da escolha do produto pelo cliente e, portanto, daí em diante, a eficiência no picking (separação), packing (embalagem), labeling (etiquetagem), entre outras atividades”, mencionou Marcella.
A Inteligência Artificial também aparece ao ser utilizada com câmeras que garantam segurança no transporte, evitando extravios, avarias e outros prejuízos às mercadorias. Os equipamentos detectam o comportamento dos tripulantes na cabine dos veículos, assim como as movimentações no ambiente externo, dando aos transportadores a completa condição de monitoramento de todo o percurso e a devida abordagem na entrega das mercadorias.
GERAÇÃO DE EMPREGO
A geração de oportunidades é outra consequência do aumento da demanda gerado pela Black Friday. Incremento de 30% no quadro operacional e a contratação de 400 novos colaboradores em apenas uma das operações foram citadas pelos Operadores Logísticos filiados à ABOL. No entanto, na avaliação da associação, a escassez de mão de obra qualificada é um desafio crescente.
“A escassez de mão de obra qualificada é um problema que vem se agravando cada vez mais. Por isso, os OLs apostam no planejamento antecipado para dar tempo de treinar a mão de obra e aproveitar o profissional em diversas etapas da operação. As empresas investem muito na qualificação dos colaboradores e, em períodos como este, chegam a deslocar equipes entre cidades, adicionar premiações, eventos durante os dias do mês como Halloween, roupas coloridas, etc para aumentar o engajamento e energia a cada dia”, explicou a diretora-executiva da ABOL.
(Mundo Logística)