O próximo início do feriado de oito dias pelo Ano Novo Lunar e a ameaça de uma possível onda de tarifas dos EUA sobre produtos chineses resultaram no congestionamento do Porto de Yantian, localizado no sudeste da China e um dos maiores portos de contêineres do mundo.
Isso ocorreu porque os exportadores, recentemente, se apressaram em carregar e enviar mercadorias a partir de Yantian, que movimenta um terço do comércio internacional de Guangdong e um quarto do que a China exporta para os Estados Unidos.
Em resposta, o Porto de Yantian anunciou um aumento de 15% na cota diária de contêineres, alcançando 15.000 unidades entre os dias 20 e 28 de janeiro.
No entanto, Li Guoliang, um caminhoneiro, disse à Reuters que levou duas horas para transportar um contêiner metálico carregado até um pátio de contêineres, quadruplicando o tempo normalmente necessário em dias comuns.
“A principal razão é que as fábricas se apressaram para realizar os embarques antes do feriado, e a cota limitada de contêineres no porto, além do espaço reduzido nos pátios de contêineres, causou o congestionamento”, explicou Li.
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que sua administração estava discutindo uma tarifa punitiva de 10% sobre as importações chinesas, com 1º de fevereiro sendo a data limite potencial para uma decisão. Isso poderia impactar a demanda dos EUA por produtos chineses.
Por outro lado, o Ministério do Comércio da China declarou que o país está disposto a trabalhar com os Estados Unidos para promover o desenvolvimento estável e saudável das relações econômicas e comerciais.
Fábricas chinesas e compradores norte-americanos já haviam tomado medidas antes mesmo de Trump assumir o cargo no início desta semana.
Algumas empresas americanas anteciparam os envios de brinquedos, móveis e produtos eletrônicos para acumular estoque antes de possíveis tarifas de Trump, o que impulsionou as exportações chinesas para os EUA em dezembro.
Em 2024, o tráfego de contêineres em Yantian cresceu quase 7% em relação ao ano anterior, alcançando um recorde de 17,365 milhões de contêineres padrão. Isso acompanhou o aumento de 14,6% nas exportações de Shenzhen no ano passado, que atingiram um novo recorde de 2,81 trilhões de yuans.
Com o agravamento da congestão no Porto de Yantian nesta semana, as tarifas de transporte aumentaram, afetando os resultados dos exportadores.
As tarifas de transporte de Fuyong, um centro logístico em Shenzhen, até o Porto de Yantian subiram de 1.000 yuans para mais de 2.500 yuans (345 dólares).
Devido ao congestionamento em Yantian, também pode haver uma tarifa adicional de mais de 1.000 yuans para a entrega de contêineres. Li afirmou que a ameaça tarifária de Trump era a principal responsável pelo congestionamento.
“Se não houvesse relação, por que as fábricas não enviariam as mercadorias após o feriado do Ano Novo Chinês?”, concluiu o transportador.
Fonte: PortalPortuario
Tradução por: Sindicomis