As exportações da China para mais de 160 países e regiões experimentaram um crescimento em 2024, segundo a Administração Geral de Alfândegas (GAC), com um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior, alcançando 25,45 trilhões de yuans (3,55 trilhões de dólares) no ano passado, marcando o oitavo ano consecutivo de alta.
As exportações para o Brasil, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita aumentaram 23,3%, 19,2% e 18,2%, respectivamente, em relação ao ano anterior. As exportações para os países da ASEAN e para as nações participantes da Iniciativa do Cinturão e Rota cresceram 13,4% e 9,6%, respectivamente. Enquanto isso, as exportações para os mercados tradicionais, como a União Europeia e os Estados Unidos, aumentaram 4,3% e 6,1%, respectivamente.
Lyu Daliang, funcionário da GAC, afirmou que, apesar das crescentes incertezas e desafios, espera-se que as exportações da China, caracterizadas por uma ampla gama de produtos, continuem resilientes e dinâmicas, sustentadas tanto por políticas incrementais quanto pelas existentes.
Fonte: PortalPortuario