O Ministério do Trabalho cancelou o registro de 959 sindicatos no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). A relação completa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 3 de janeiro (leia aqui). Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS NACIONAL, ACTC e CIMEC, comentou: “A decisão demonstra a atenção do governo com as entidades representativas de classes que efetivamente atuam e cumprem as regulamentações, reforçando a importância da escolha consciente, por parte de empresas e trabalhadores, de seus representantes”.
Ramos assumiu a presidência do SINDICOMIS NACIONAL e da ACTC em 2018, durante um período de crise financeira e desgaste da imagem das entidades. Sua gestão priorizou a reconstrução institucional, alcançando reconhecimento em nível federal e estadual, com vitórias judiciais e avanços regulatórios para o comércio exterior.
A modernização da gestão e da comunicação foram pilares de sua atuação, assim como o restabelecimento da relação com a FIATA. Como resultado, a ACTC tornou-se a única representante oficial da FIATA no Brasil e sediará o Encontro das Américas no segundo semestre deste ano, um evento inédito no país.
A busca constante pela excelência e o compromisso com os interesses dos empregadores marcam a gestão de Luiz Ramos, comprovando a viabilidade da transformação sindical, mesmo diante de adversidades.
A escolha do Brasil para sediar o Encontro das Américas da FIATA simboliza o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido e a crescente importância do país no cenário global do comércio exterior.