A categoria é a única do Executivo Federal ainda sem reajuste; a iniciativa é do deputado Carlos Giannazi
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quarta-feira (26), uma Audiência Pública em defesa da greve dos auditores fiscais da Receita Federal. A iniciativa do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol) tem o objetivo de discutir a mobilização que reivindica o reajuste salarial da categoria.
Responsáveis pela fiscalização do pagamento de tributos e pelo controle aduaneiro, os auditores fiscais são os únicos profissionais do Executivo Federal que não foram contemplados com o reajuste salarial previsto pela peça orçamentaria de 2025.
O presidente da Delegacia Sindical de São Paulo, representação paulistana do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Gabriel Rissato, explicou os efeitos da greve que já ultrapassa 90 dias. “Ela impacta a arrecadação de um lado, que talvez a gente não sinta nesse momento, mas vai sentir lá na frente. O impacto imediato é, sem dúvida alguma, na área aduaneira, dado que a gente tem portos e aeroportos que estão em uma situação muito crítica por conta do número de mercadorias sem desembaraço”, explicou.
“Eles estão aqui numa luta justa que tem todo o nosso apoio. O estado de São Paulo tem que apoiar porque esses trabalhadores e essas trabalhadoras são responsáveis pela arrecadação federal, pelo investimento que é feito na Educação pública, no Sistema Único de Saúde, na Cultura, na infraestrutura, na geração de empregos também no Estado de São Paulo”, reforçou Carlos Giannazi, em apoio à categoria.
Além do parlamentar, estiveram presentes servidores públicos, representantes sindicais e o vereador de São Paulo Celso Giannazi, também do Psol.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp: