Evento reúne especialistas e representantes de governo de diferentes países para aprimorarem os conhecimentos e as políticas de eficiência energética
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) participaram, nesta semana, da 20ª Semana de Treinamento sobre Políticas de Eficiência Energética (20th Energy Efficiency Policy Training Week, em inglês), realizada em Paris, na França. Organizada pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a semana de treinamento tem como objetivo promover o encontro de especialistas e aprimorar os conhecimentos dos participantes, principalmente de ministérios de energia e instituições de apoio para formulação de políticas em eficiência energética.
O treinamento, que ocorreu de 7 a 11 de abril, é dividido em cinco trilhas de conhecimento sobre eficiência energética: edificações; aparelhos e equipamentos energéticos; indústria; transporte; indicadores e avaliação. A convite da IEA, participam pelo Brasil quatro representantes, sendo três do Ministério de Minas e Energia e um da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). “É importante nossa equipe estar atualizada com as políticas de eficiência energética a nível global para termos um país sempre em desenvolvimento e com segurança energética”, avaliou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Na última segunda-feira (7/4), em uma das sessões de abertura do treinamento, o diretor do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética (DIEE) do MME, Leandro Andrade, teve a oportunidade de participar de um painel sobre acesso energético e sua relação com políticas de eficiência energética. “Pudemos compartilhar dados sobre o consumo e eficiência energética para a promoção de políticas de acesso energético, como os programas Luz para Todos e Gás para Todos”, contou.
Em 10 de abril, na parte do curso destinada a transportes, a coordenadora-geral do Renovabio e Políticas de Descarbonização do MME, Rafaela Moreira foi convidada a apresentar sobre as políticas do Brasil para biocombustíveis, especialmente o RenovaBio e o Combustível do Futuro. Ela destacou a importância da eficiência energética nestas iniciativas.
“A eficiência energética dos biocombustíveis no Brasil é um tema de grande relevância, considerando a posição do país como um dos maiores produtores e consumidores de bioenergia no mundo. O Renovabio e o Combustível do Futuro são políticas importantes que visam aumentar ainda mais a eficiência energética dos biocombustíveis brasileiros e consolidar o papel do Brasil como líder em bioenergia sustentável”, destacou Rafaela.
Ao participar do treinamento, o MME tem a oportunidade de aprender com as melhores práticas internacionais em Eficiência Energética para aprimorar a formulação de políticas públicas do setor de energia, assim como divulgar a nível internacional as experiências, os dados e as políticas de sucesso do Brasil.
Fonte: DespachantesAduaneiros.Com