Sustentabilidade e saúde são destaques na participação do MPor no Intermodal 2025

Ministério de Portos e Aeroportos assina acordos relacionados à promoção de saúde nos portos, participação da pasta na COP 30 e formação de profissionais em sustentabilidade

As agendas de sustentabilidade e promoção da saúde estiveram em evidência durante a participação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) no primeiro dia do 29º Intermodal South America 2025. O maior evento de logística e transporte da região acontece entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo (SP).

A ministra substituta de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACT) nesta terça-feira (22), durante a mesa de abertura do Intermodal. O primeiro, com a Antwerp/Flanders Port Trainning Center (APEC), da Bélgica, tem como objetivo garantir o treinamento de servidores do MPor em formações oferecidas pela APEC, com destaque para temas como descarbonização, combustíveis limpos, corredores verdes, resiliência em infraestrutura e tecnologias inovadoras.

“A qualificação de servidores do MPor é fundamental para a implementação da Política de Sustentabilidade em portos e para modernização do setor a partir de práticas sustentáveis e alinhadas com a agenda internacional”, destaca Mariana Pescatori.

A parceria prevê também a criação de oportunidades de conexões entre os participantes durante a realização das formações e o incentivo à promoção dos portos brasileiros, de forma a aumentar a visibilidade internacional e a cooperação no setor.

O segundo, com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e com o Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), tem como objetivo a criação de um espaço físico e realização de eventos durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, a ser realizada em novembro, em Belém, capital do estado do Pará.

São esperados mais de 40 mil visitantes durante os primeiros dias do evento, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desses, cerca de 7 mil integram a chamada “família COP”, formada pelas delegações de países membros e por equipes da ONU.

O acordo de cooperação com a CNT também tem como objetivo promover ações de qualificação, saúde, segurança, qualidade de vida e cidadania aos trabalhadores portuários, o Saúde nos Portos.

Pacto pela Sustentabilidade

Ao fim do dia, a VLI, empresa de soluções logísticas multimodais, aderiu ao Pacto pela Sustentabilidade. Lançado em janeiro deste ano pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Pacto incentiva práticas de ESG (do inglês Environmental, Social, and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança em português) em larga escala e reconhece empresas que atuam de forma alinhada aos objetivos globais de sustentabilidade, como a Agenda 2030, da ONU.

Para aderir ao Pacto, as empresas precisam cumprir critérios como: estar em dia com as obrigações trabalhistas; não ter histórico de denúncias comprovadas de trabalho forçado, infantil, assédio ou discriminação sem a devida apuração, entre outros.

Fonte: DespachantesAduaneiros.Com

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!