O maior projeto portuário público do Brasil, o Moegão, atingiu 67% de conclusão nesta semana. As obras civis já avançaram 76,8%. O novo terminal, projetado para descarregar 180 vagões a cada cinco horas, vai conectar 11 terminais portuários e reduzir de forma significativa as travessias ferroviárias dentro da cidade de Paranaguá.
Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, “O Moegão é uma estrutura que impressiona pelo tamanho e pela complexidade de engenharia. O projeto está avançando conforme o planejado, sem atrasos, e a previsão é de conclusão até o fim deste ano”.
Durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, detalhou o avanço das obras: “Além das obras civis, a obra mecânica já chegou a 71,7%, enquanto a elétrica está em 35,6%”.
Quando finalizado, o Moegão terá capacidade para receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelo por ano, atendendo os terminais do Corredor Leste de Exportação (Corex). O volume previsto supera a média anual atual de exportação e acompanha a expansão do transporte ferroviário até o litoral, via nova Ferroeste e melhorias na Malha Sul.
O terminal também será fundamental para novos terminais portuários do Porto de Paranaguá (PAR 14, 15 e 25), já licitados e em fase de assinatura de contratos. Parte dos investimentos — R$ 1,1 bilhão (US$ 203 milhões) pelos arrendatários — será aplicada na primeira fase do Píer T, enquanto o governo estadual investirá mais R$ 1 bilhão. A instalação, com quatro berços, permitirá ao Corex triplicar a velocidade de carregamento dos navios, de 3.000 para 8.000 toneladas por hora.
O Governo do Paraná, via Portos do Paraná, investe mais de R$ 650 milhões (US$ 120 milhões) no Moegão, com recursos próprios e financiamento do BNDES. Para efeito de comparação, esse valor equivale a quase duas pontes de Guaratuba, outro projeto emblemático em andamento no estado.
Hoje, o Corex descarrega cerca de 550 vagões por dia. Com o Moegão, o processo será centralizado, ampliando a capacidade para até 900 vagões diários. Isso eliminará a necessidade de que vagões acessem diretamente os terminais, reduzindo manobras de descarga e, consequentemente, as interrupções no trânsito da cidade: os cruzamentos com interrupções cairão de 16 para apenas cinco.
A entrega do Moegão está prevista para dezembro de 2025, com início das operações no começo de 2026.
(Portal Portuário)