Em 12 de julho, o Fórum Internacional de Transportes (ITF) lançou seu relatório sobre o desempenho da logística marítima. O documento faz extensas recomendações políticas aos reguladores para melhorar o monitoramento da concorrência entre transportadores marítimos, assegurar a transparência das tarifas de frete e, como feito pela FMC, garantir que as taxas de demurrage e detenção sejam devidamente justificadas, como feito no “Ocean Shipping Reform Act”, de 2022.
Dada a próxima revisão da Consortia Block Exemption (CBER), da UE, é importante para a comunidade de transportadores ler este relatório, uma vez que ele observa como os efeitos dos reguladores em uma região podem ter repercussões globais, devido à natureza da indústria naval.
O material destaca as consequências não intencionais de alianças entre companhias marítimas isentas das regras da lei de concorrência.
Os transportadores em todo o mundo precisam apelar ativamente aos reguladores para que revejam o abuso de posição dominante e práticas como a retirada e redistribuição de capacidade para aumentar as tarifas de frete. Isto inclui considerar a legalidade de tal gestão conjunta de capacidade, que excedeu o limite de 30% em 2020 e 2021 em duas das três principais alianças.
Leia o relatório completo (em PDF) no link https://bit.ly/3IMIV7O.