Solenidade no TJSP celebra recertificação do SINDICOMIS no Programa Empresa Amiga da Justiça

Em uma cerimônia realizada no Palácio da Justiça de São Paulo, o SINDICOMIS foi novamente reconhecido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) por sua participação ativa em programas de conciliação e mediação de conflitos. O evento, que ocorreu em 6 de novembro, coincidiu com a XVIII Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada para a resolução consensual de disputas.

Por compromissos assumidos anteriormente, Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS/ACTC, foi representado por Carlos Savoy, coordenador da CIMEC (Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação de Conflitos), coirmã do sindicato. Ele recebeu as recertificações no Programa Empresa Amiga da Justiça e de Parceiro Institucional desse programa.

O desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do TJSP, presidiu a cerimônia, acompanhado pelo vice-presidente do TRF3, o desembargador federal Antonio Carlos Cedenho, representando a presidente, desembargadora federal Marisa Santos.

Luiz Ramos ressaltou a importância da recertificação para o SINDICOMIS: “Este reconhecimento pelo TJSP valida nosso compromisso com a resolução pacífica de conflitos e reforça o papel fundamental que as entidades de classe desempenham como fomentadoras desse caminho”.

É importante destacar que o Programa Empresa Amiga da Justiça, uma iniciativa do TJSP, tem se mostrado extremamente eficaz. Apenas no primeiro semestre de 2023, ele mediou mais de 1,17 milhão de acordos entre empresas e consumidores. Nos últimos cinco anos, alcançou um total de 9,7 milhões de conciliações.

Ramos destacou que o reconhecimento reforça a importância da arbitragem e mediação como ferramentas essenciais na resolução de disputas, contribuindo significativamente para a desobstrução do judiciário e para a eficiência na administração da justiça.