Auditores fiscais ampliam mobilizações a partir de 30 de novembro

Após reunião realizada na última sexta-feira (24), o Sindifisco Nacional decidiu implementar duas novas ações para dar continuidade à greve dos auditores fiscais.

A primeira delas, denominada Dia do Canal Vermelho, está programada para o dia 30 e consistirá na verificação detalhada de documentos e cargas.

Caso o governo não atenda às demandas da categoria em 4 de dezembro, haverá uma segunda ação, prevista para o dia 6 e denominada Dia de Devolução Formal dos Trabalhos.

Retrospectiva da greve

A greve dos auditores fiscais começou em 20 de novembro e teve como principal reivindicação o pagamento do bônus de eficiência, acordado pelo governo federal com a categoria em 2016.

A primeira semana foi marcada por atos públicos em cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, com participação de mais de 400 pessoas. Durante este período, houve filas em aeroportos e postos aduaneiros devido à operação-padrão e a suspensão de reunião no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

Em decorrência da greve, observou-se o acúmulo de cargas internacionais nos pátios dos aeroportos, devido à limitação de espaço nos armazéns. O Sindifisco Nacional afirmou que a paralisação continuará até que o governo apresente uma proposta que possa ser submetida à Assembleia Nacional para deliberação e que atenda às exigências dos auditores fiscais.