A Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a ApexBrasil promovem nesta quarta-feira (22/5), em São Paulo, um encontro com instituições financeiras, com objetivo de aumentar a participação dos bancos privados no programa de Seguro de Crédito à Exportação (SCE).
Essa modalidade de seguro busca proteger as operações de crédito contra riscos comerciais, políticos e extraordinários que possam afetar as exportações brasileiras de bens e serviços. A administração do SCE é feita pela Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A (ABGF), sob orientação da Camex.
Pela Camex, participam do evento a secretária executiva, Marcela Carvalho, e o subsecretário de Crédito à Exportação, Lázaro Lima, que irão conduzir dois painéis: “Atualizações dos produtos do SCE e demanda dos bancos para o apoio oficial” e “Compartilhamento de risco – bancos, ECAs e seguradoras privadas”. ECA é a sigla em inglês para Agência de Crédito de Exportação.
Atualmente, quase 80% das operações seguradas no Brasil são feitas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto os bancos privados respondem por apenas 20% da carteira. Entre os setores que mais utilizam o serviço estão empresas de transporte aéreo, de infraestrutura e alimentos.
Desde a criação do SCE, ao amparo do Fundo de Garantia à Exportação, em 1997, já foram apoiadas exportações destinadas a 48 países, superando US$ 77 bilhões. Entre 2013 e 2023, as exportações amparadas pelo seguro superaram US$ 31 bilhões.
“Esses números podem e devem ser melhorados”, ressalta Marcela Carvalho. “E a maior utilização do seguro em financiamentos de instituições privadas é fundamental para expansão da política de crédito à exportação brasileira”.
O encontro com os bancos privados acontece em São Paulo, das 14h às 18h. Entre as instituições convidadas estão Bradesco, Citibank, Santander, Deutsche Bank, Bank of China e Credit Suisse.