No dia 9 de agosto, em Brasília (DF), a secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Marcela Santos de Carvalho, e o assessor do órgão, Henrique Martins, receberam o presidente e a assessora de Relações Governamentais do SINDICOMIS/ACTC – respectivamente, Luiz Ramos e Tatiane Moura.
A audiência teve como objetivo apresentar o Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal (COMITEC), cujo objetivo é propiciar o intercâmbio de discussões que promovam o desenvolvimento do setor com os representados pelo SINDICOMIS/ACTC e a participação de órgãos intervenientes no comércio exterior.
Na ocasião, foi protocolado ofício convidando Marcela a participar da próxima reunião do Comitê, no dia 28 de agosto, na sede do SINDICOMIS/ACTC, em São Paulo.
O convite foi aceito. Ela, inclusive, proferirá a palestra “Análise sobre o atual cenário brasileiro no âmbito do comércio exterior: entraves, soluções e participação do setor público e privado para o desenvolvimento de políticas de facilitação de comércio”.
Durante a audiência, Ramos narrou a trajetória do Sindicato, fundado há 70 anos. O SINDICOMIS/ACTC foi destacado como uma entidade que atua perante os órgãos intervenientes no comércio exterior, sempre em prol do reconhecimento das classes que representa.
O presidente ainda entregou à secretária executiva da CAMEX um exemplar do livro “SINDICOMIS 70 anos – Início de um novo ciclo”, publicado para celebrar seu Jubileu de Vinho.
Ramos tratou da proposta do SINDICOMIS/ACTC sobre a transferência da Aduana Brasileira para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e comentou sobre a criação de uma Secretaria de Controle Aduaneiro.
“Entendemos que a política de comércio exterior deve ser setorial. A Aduana Brasileira tem que sair da Receita Federal, pois fica sob a bandeira da arrecadação, aumenta a insegurança jurídica e desestabiliza todo o setor”, alertou.
Marcela informou que a CAMEX está tirando a Receita Federal do processo de Ex-Tarifários. Ramos parabenizou o órgão por mais essa iniciativa e destacou os problemas advindos dos processos de Ex-Tarifários da Receita. Citou as soluções de consultas e a demora para se obter as classificações, abordando também a questão dos processos desembaraçados por via judicial.
A secretária executiva propôs ao SINDICOMIS/ACTC o encaminhamento de sugestões de políticas de atuação da CAMEX, “principalmente quanto à questão de redução na ponta, para que possamos estudar e melhorar esse procedimento.” Ela ressaltou: “Estamos abertos para ouvi-los”.
Finalizando a reunião, Ramos discorreu sobre os prejuízos causados à economia nacional, decorrentes da greve dos auditores fiscais da Receita Federal. Destacou, ainda, as liminares conseguidas, acatando o mandado de segurança de caráter coletivo impetrado pelas entidades que preside, as quais garantem agilidade nos desembaraços aduaneiros.
Fonte: Tatiane Moura – Assessora de Relações Governamentais