A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (25) uma decisão homologando o reajuste de 3,93% na tabela tarifária da concessionária Rumo Malha Central S/A. O aumento passa a vigorar a partir de 31 de julho.
O reajuste foi autorizado pelo superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, com base na cláusula 23 do contrato de subconcessão da Rumo e no processo nº 50500.150552/2024-81.
Com o reajuste, os valores máximos que a concessionária pode cobrar pelo transporte de diferentes tipos de mercadorias em sua malha sofreram atualizações tanto nas parcelas fixas quanto nas parcelas variáveis (por distância percorrida).
As maiores altas foram para os contêineres vazios, com aumentos de 3,93% na parcela fixa para os de 20 e 40 pés. Já para contêineres cheios, o reajuste atingiu as parcelas variáveis.
Outras mercadorias importantes como grãos, farelos, adubos, cimento e combustíveis tiveram reajustes aplicados em ambas as parcelas que compõem os cálculos tarifários.
A ANTT disponibiliza em seu site um simulador que permite o cálculo das novas tarifas considerando a distância percorrida e os tipos de carga.