A Autoridade do Porto de Rotterdam , em consulta com a Deltalinqs e a Rotterdam Shipbrokers Association (VRC), determinou as taxas do Porto de Rotterdam para os próximos três anos.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a forma como as taxas portuárias marítimas e terrestres são calculadas mudará. A sustentabilidade e a eficiência desempenharão um papel mais importante, totalmente em linha com as ambições da Autoridade do Porto de Roterdão.
Anteriormente, as taxas portuárias eram sempre calculadas com base no tamanho do navio e no tipo e quantidade de transbordo. Soma-se a isso um componente de sustentabilidade, dependendo do tamanho do barco. Nesta nova forma de calcular, a sustentabilidade e a cobrança eficiente assumem um papel mais importante.
A indexação geral das tarifas atuais dos portos marítimos e terrestres para 2025 é de 6%. Para os anos seguintes, será de 3,5% em 2026 e 2,5% em 2027, respetivamente. A partir de 2025, uma série de descontos existentes nas taxas portuárias serão eliminados. O objetivo é simplificar o cálculo global das taxas portuárias. A retirada destes descontos será compensada nas tarifas básicas. Serão introduzidos três descontos, visando a sustentabilidade e a eficiência.
Se uma embarcação marítima obtiver uma pontuação elevada no Índice Ambiental de Navios (ESI), uma referência internacional para a sustentabilidade das embarcações marítimas, as taxas portuárias totais para uma empresa de transporte marítimo podem ser inferiores a partir de 1 de janeiro de 2025, para exatamente como quando um navio passa por um chamado Certificado de Prêmio Verde. Além disso, a taxa de ocupação também contará na nova alíquota da taxa portuária. As taxas portuárias por tonelada de carga transbordada serão menores se a capacidade de transporte do navio for utilizada da forma mais eficiente possível. Isto também tem um efeito positivo nas emissões por tonelada movimentada.
(Portal Portuário)